Em último debate, Marta, Haddad e Russomanno duelam por vaga no 2º turno

Do UOL, em São Paulo

  • Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo

    Seis dos 11 candidatos a prefeito de São Paulo participaram de debate na TV Globo: João Doria (PSDB), Celso Russomanno (PRB), Fernando Haddad (PT), Luiza Erundina (PSOL), Marta Suplicy (PMDB) e Major Olímpio (SD)

    Seis dos 11 candidatos a prefeito de São Paulo participaram de debate na TV Globo: João Doria (PSDB), Celso Russomanno (PRB), Fernando Haddad (PT), Luiza Erundina (PSOL), Marta Suplicy (PMDB) e Major Olímpio (SD)

O último debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo antes da realização do 1º turno teve acirrada troca de farpas entre Fernando Haddad (PT), Celso Russomanno (PRB) e Marta Suplicy (PMDB). Os três disputam uma vaga no segundo turno - as pesquisas de intenção de voto colocam João Doria (PSDB) como líder na disputa. O prefeito Fernando Haddad (PT) foi o alvo preferencial das críticas e ataques.

O evento promovido na noite desta quinta-feira (29) pela TV Globo, foi marcado também pelas dobradinhas entre Doria e Marta. Também participaram do debate, além dos quatro acima citados, os candidatos Major Olimpio (SD) e Luiza Erundina (PSOL).

Russomanno e Haddad protagonizaram embates tensos. Na primeira discussão, o candidato do PRB criticou o atual prefeito ao afirmar que ele deixou de estimular a criação de empregos na periferia de São Paulo ao manter os índices de impostos. "Celso, você está desinformado, toda a zona leste é uma zona incentivada, empresas que forem para lá já não pagam ISS e IPTU, procure se informar", rebateu Haddad.

Marlene Bergamo/Folhapress
Doria não foi confrontado; Haddad e Russomanno tiveram embates

No segundo bloco, Haddad voltou a confrontar Russomanno, quando o questionou sobre sua proposta para o sistema público de saúde da capital paulista. "Haddad, tudo o que você está fazendo e que não foi terminado porque de tudo o que você prometeu, você só entregou 49%. O que está faltando e não terminado, eu vou terminar", declarou Russomanno.

Haddad defendeu também sua medida de regulamentar aplicativos para transporte individual de passageiros, a exemplo do Uber. Já Russomanno criticou a medida, e disse que vai "desfazer o decreto malfeito" do atual prefeito.

A mobilidade urbana foi um dos temas recorrentes das propostas feitas no debate. Candidatos também ventilaram ideias controversas como a inspeção veicular gratuita e opcional, o cancelamento de multas de trânsito não julgadas e até um "hospital para bichinhos".

Marta faz dobradinha com Doria

Já Marta Suplicy preferiu não fazer nenhuma pergunta direta aos concorrentes Russomanno e Haddad. Numa espécie de dobradinha com o líder das pesquisas, o tucano João Doria, ela aproveitou suas intervenções para fazer críticas à gestão Haddad.

Reprodução/TV Globo
Em vários momentos, Marta Suplicy fez "dobradinhas" com João Doria

Ainda no primeiro bloco, ao questionar João Doria sobre propostas para periferia da capital paulista, a peemedebista Marta Suplicy aproveitou para citar o que chamou de "promessas não cumpridas" pelo candidato petista. "Na atual gestão da Prefeitura, ela virou as costas para periferia da cidade de São Paulo. Ela não entregou o que prometeu", disse Marta.

Russomanno também voltou sua artilharia para Marta Suplicy, além de também fazer críticas a Haddad, em parceria com Doria. "Marta, na gestão dela, prometeu e prometeu e não fez nada". Nas suas declarações finais, o candidato da PRB acusou a adversária de "mentir descaradamente".

"Muda o disco", diz Marta para Haddad

No terceiro bloco, Haddad escolheu, pela primeira vez, Marta para fazer uma pergunta sobre a inspeção veicular. "Haddad, você insiste em me embaraçar. Eu vou fazer tudo o que você não fez", disse Marta, em resposta, não sem antes declarar que a inspeção veicular só será feita pelo motorista que quiser se submeter.
 
"Muda o disco e não fique falando mais de inspeção veicular que ninguém está mais ligando para isso. Agora, eu vou fazer para a cidade de São Paulo, é tudo, Haddad, que você não fez, porque você prometeu e não entregou", disse Marta.

Erundina confronta Doria

Com exceção da candidata do PSOL, Luiza Erundina, Doria não foi confrontado com críticas pelos outros postulantes à Prefeitura de São Paulo. "Você me disse que eu sou antiga, mas não sou moderna, você é novo, você é tão velho quanto qualquer outro político velho deste país", disse Erundina.

Reprodução/TV Globo
Erundina criticou Doria, líder das pesquisas de intenção de voto

Sem ser incomodado pelos demais candidatos, o tucano também aproveitou suas intervenções para criticar a atual administração municipal. "A Prefeitura de São Paulo não atuou bem na questão do lixo", afirmou Doria, em determinado momento, em um exemplo de suas falas marcadas pela crítica a Haddad.

Polêmicas, gritos e até piadinhas agitaram debates no Brasil nos últimos anos

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos