Propostas no debate de SP vão de inspeção gratuita a hospital de bichinhos

Do UOL, em São Paulo

  • Marlene Bergamo/Folhapress

    Os candidatos João Doria (PSDB), Celso Russomanno (PRB) e Fernando Haddad durante debate promovido pela TV Globo

    Os candidatos João Doria (PSDB), Celso Russomanno (PRB) e Fernando Haddad durante debate promovido pela TV Globo

Houve ataques e farpas, mas o último debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo antes da realização do 1º turno, na "TV Globo", também teve espaço para a apresentação de propostas. Em meio a embates acirrados entre Fernando Haddad (PT), Celso Russomanno (PRB) e Marta Suplicy (PMDB) pela hipotética segunda vaga no 2º turno, surgiram algumas promessas controversas, que foram da inspeção veicular gratuita e opcional, passando pelo cancelamento das multas de trânsito, até a criação de um "hospital municipal para bichinhos".

Ao rebater um questionamento de Haddad sobre a inspeção veicular, Marta declarou que a medida será gratuita e só valerá para aqueles motoristas que se quiserem se submeter à vistoria. O atual prefeito discordou da proposta e afirma que ela vai onerar os cofres da Prefeitura.

Em outro momento do debate, Russomanno disse ao tucano João Doria, líder das pesquisas de intenção de voto, que seu primeiro ato se for eleito prefeito da capital paulista será suspender multas não julgadas.

"No nosso primeiro dia de governo, eu vou temporariamente suspender como manda o Código de Trânsito Brasileiro, todas estas multas que não foram julgadas, porque o código é muito claro, diz que as multas não podem ser aplicadas, se não forem julgadas", declarou Russomanno.

Por sua vez, o tucano defendeu que a GCM (Guarda Civil Metropolitana) deixe de aplicar punições a motoristas para atuar na segurança da cidade.

O candidato do PRB aproveitou os últimos segundos que tinha em uma resposta sobre segurança para propor a criação de hospitais veterinários geridos pela Prefeitura de São Paulo: "Quero aproveitar os segundos, quero cuidar da saúde do seu bichinho, vamos ter hospitais para animais que o geral da cidade não tem na quantidade necessária."

Aumento da velocidade é irresponsabilidade, diz Haddad 

A mobilidade urbana foi tema recorrente no debate. Russomanno e Doria voltaram a prometer a restauração das velocidades nas marginais, enquanto Haddad os acusou, assim como Marta, de fazer demagogia com a questão. "É irresponsável, é colocar caça ao voto acima da sua vida, da vida do seu filho", protestou o petista.
 
No transporte público, Major Olimpioí(SD) defendeu a revisão dos contratos com empresas de ônibus, enquanto Haddad afirmou que vai continuar renovando a frota com "Wi-Fi, Internet livre, ar condicionado, tomada de recarga de celular e recarga de bilhete único". O prefeito também prometeu um corredor ligando as zonas Leste e Sul sem passar pelo centro.
 
Russomanno disse ainda que os veículos de aplicativos como o Uber terão que usar placa vermelha, enquanto Haddad afirmou que o candidato do PRB quer "desfazer o que deu certo".

Doria e Marta prometem contratar centenas de médicos

O sistema de saúde pública também mobilizou os candidatos. Enquanto Doria prometeu contratar 800 médicos "já concursados", Marta afirmou que vai contratar 2 mil, levando Russomanno a dizer que a ex-prefeita "promete o que não pode ser cumprido". 
 
Doria bateu várias vezes na tecla do programa Doutor Saúde, de exames preventivos em subprefeituras, que segundo ele cumprirá o papel do Saúde da Família, defendido por Marta. Segundo o tucano, o atendimento individual em casa é "impossível". Já a candidata do PMDB afirmou ser possível expandir a cobertura do Saúde da Família de 38% para 50%.
 
Haddad defendeu a expansão da Rede Hora Certa e criticou a proposta do Cartão Saúde feita por Russomanno. "Se ele perder o cartão, vai perder o prontuário", afirmou o prefeito. O postulante do PRB rebateu dizendo que o prontuário estará "no chip e na nuvem".
 

Polêmicas, gritos e até piadinhas agitaram debates no Brasil nos últimos anos

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos