Eleição é mantida em Itumbiara (GO); foto de candidato morto estará na urna

Ricardo Espina

Do UOL, em São Paulo

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) confirmou a manutenção das eleições municipais em Itumbiara, cidade localizada a 204 quilômetros de Goiânia, apesar do assassinato do candidato a prefeito José Gomes da Rocha (PTB), o Gomes, ocorrido nesta quarta-feira (28). O pleito ocorrerá no domingo (2).

Segundo o TRE, tanto o nome quanto a foto de Zé Gomes aparecerão nas urnas para os eleitores uma vez que elas já estão lacradas e não há tempo hábil para uma possível troca. Os votos dados ao candidato, porém, serão computados para seu substituto na chapa.

O presidente do PTB de Goiás, Maxwel Elias Borges, afirmou que a chapa manterá sua participação nas eleições municipais. "Vamos nos reunir ainda na tarde desta quinta-feira para decidir quem será nosso novo candidato a prefeito. Muito provavelmente o nome será de alguém do próprio PTB", afirmou.

Reprodução/Youtube Zé Gomes Prefeito
Zé Gomes (PTB) foi prefeito de Itumbiara e era favorito para o cargo na eleição de 2016

O líder do PTB disse que os membros da coligação aguardam a presença de Marconi Perillo (PSDB), governador do Estado, para esta reunião. Perillo estava em uma missão comercial nos Estados Unidos , mas cancelou sua agenda. Ele deveria chegar a Goiás por volta das 16h, mas como seu voo foi cancelado, ainda não há previsão de quando o governador deve desembarcar no país. O PSDB faz parte da coligação.

O TRE informou que não haverá reforço no policiamento para as eleições em Itumbiara, a menos que Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, anuncie alguma decisão emergencial.

Ontem, Mendes divulgou nota para repudiar o atentado contra Zé Gomes. O ministro reafirmou compromisso de cobrar investigação sobre mortes envolvendo candidatos às eleições municipais e disse que pediu apoio da Polícia Federal no acompanhamento das apurações sobre outros casos de atentados contra candidatos.

Reprodução
O servidor Gilberto Ferreira do Amaral no momento em que atirou contra a carreata

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos