Crivella fala em vitória e leva mulher à TV; rivais pedem arrancada final

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

No último dia do horário eleitoral, nesta quinta-feira (29), o candidato que lidera as pesquisas do Ibope e do Datafolha no Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), dedicou seu espaço na TV para dizer que confia em uma vitória já no primeiro turno, a ser realizada no próximo domingo (2). À noite, ao lado da mulher, Sylvia Jane, ele agradeceu o apoio dos eleitores e destacou a vantagem de mais de 20 pontos nas intenções de voto sobre os adversários.

A estratégia dos rivais, por sua vez, foi convocar o eleitor para uma arrancada final rumo ao segundo turno. Pelo menos quatro candidatos --Indio da Costa (PSD), Marcelo Freixo (PSOL), Jandira Feghali (PCdoB) e Carlos Roberto Osorio (PSDB)-- tentaram transmitir mensagem de confiança. Eles estão tecnicamente empatados na segunda colocação, junto a Pedro Paulo Carvalho (PMDB) e Flávio Bolsonaro (PSC). Além de Crivella, o único a não repetir as inserções da tarde no programa da noite foi Índio.

Última cartada

Crivella citou uma pesquisa do Instituto Gerp, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que o coloca com 46% dos votos válidos. Para faturar o pleito já no primeiro turno, ele necessita de 50% dos votos válidos mais um. "Se você conquistar mais um voto para o candidato que vai cuidar das pessoas, a vitória no primeiro turno é possível. Falta muito pouco para acabarmos com essa eleição já no próximo domingo", diz a propaganda do candidato.

O candidato do PRB também aproveitou o programa veiculado à noite para falar dos ataques que tem sofrido por conta da ligação com a Igreja Universal do Reino de Deus, da qual é bispo licenciado. "Por causa da minha fé, muitos adversários na polícia e na imprensa tentaram nos desqualificar com calúnias mais uma vez. É verdade, eu fui missionário, mas também já exerci outras atividades, e há 14 anos me dedico exclusivamente ao Senado Federal", declarou. 

Já Freixo, que tem direito a 11 segundos de propaganda, afirmou ter certeza da ida ao 2º turno. "Tenho certeza que, quando abrirmos as urnas, vamos confirmar a derrota do PMDB e a nossa chegada ao segundo turno. Lá, vamos derrotar o Crivella e construir uma outra cidade."

Jandira, por sua vez, disse que o cenário está em aberto em relação aos possíveis cenários no segundo turno, mas tentou demonstrar otimismo. "Todos sabem que esta eleição não está decidida. Que o segundo turno está em aberto. Não adianta inventar história. Você fará a diferença indo comigo para o segundo turno."

Pela tarde, Indio da Costa voltou a exibir uma breve inserção no qual ataca (sem citar nomes) alguns de seus concorrentes. A peça já vem sendo repetida no horário eleitoral há algumas semanas. Já à noite, disse ter "independência e experiência" para governar e pediu que os eleitores não votem nulo. "Se você anular o seu voto, os outros vão escolher por você", disse.

À tarde, candidatos apostaram em estratégias distintas

Dos candidatos que pleiteiam a vaga no segundo turno e estão tecnicamente empatados nas pesquisas, Osorio é o que apresenta a menor porcentagem de intenções de voto (4% no Ibope, e 5% no Datafolha). A estratégia do tucano, porém, é se posicionar como o oponente que tem mais chance de enfrentar Crivella na segunda etapa da eleição.

"Já estamos em segundo lugar nas pesquisas. O voto útil é votar no melhor candidato. E eu sou o único que ganha do Crivella no segundo turno. Compare os candidatos e converse com os seus amigos. Vamos juntos para o segundo turno."

Com mais tempo de TV, Pedro Paulo foi entrevistado por pessoas comuns sobre temas como saúde e educação. Ele busca reforçar algumas de suas promessas de campanha, como a construção de clínicas especializadas e readequação da rede de ensino integral do município.

Por fim, ele faz menção ao seu trabalho na gestão do atual prefeito, Eduardo Paes (PMDB), e diz que passou madrugadas "fazendo conta" e fins de semana "longe dos filhos".

"Claro que eu me orgulho por ter feito parte desse time e fico feliz de saber que valeu a pena. Tanto trabalho, reunião de planejamento, madrugada fazendo conta, fim de semana longe dos filhos... Mas eu não estou aqui para olhar para trás. A cidade tem muitos desafios pela frente."

"Já disseram que os black blocs querem construir um mundo melhor. Que as mulheres devem ganhar menos, pois engravidam. Já disseram que foi golpe, que não foi golpe. Já disseram que homossexualismo é pecado. Que bater na mulher é apenas uma autodefesa. Já disseram que você tem que pagar para Deus te abençoar. Que mais vale um filho morto do que gay. Já disseram muitas coisas absurdas. Agora pare, pense e escolha."

Bolsonaro, por fim, faz críticas à corrupção e diz que a Prefeitura do Rio carece de uma gestão séria e responsável.

Pesquisas

Crivella lidera a disputa com 34% das intenções de votos, segundo a pesquisa Ibope divulgada na quarta-feira (28). Freixo e Pedro Paulo aparecem com 10%. Em seguida, estão Indio, com 8%; Jandira e Bolsonaro, com 7%; e Osorio, que tem 4% das intenções de voto.

Com isso, Freixo, Pedro Paulo, Índio, Jandira, Bolsonaro e Osório estão tecnicamente empatados no segundo lugar.

Alessandro Molon (Rede) e Carmem Migueles (Partido Novo), tem 1%. Cyro Garcia (PSTU) e Thelma Bastos (PCO) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 14% das intenções de voto. 4% disseram não saber em quem votariam ou não responderam.

De acordo com a última amostra do Datafolha, divulgada na terça (27), Crivella também está na liderança isolada, com 29% das intenções de voto. O estudo mostrou uma troca de posições (em relação à última pesquisa) entre Pedro Paulo Freixo, com 11% e 10% respectivamente. Os dois, contudo, estão em empate técnico.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos