Candidatos apostam no sentimentalismo no último programa eleitoral em SP

Do UOL, em São Paulo

  • Arte UOL

    Russomanno, Doria, Haddad e Marta em cenas da propaganda eleitoral obrigatória na TV

    Russomanno, Doria, Haddad e Marta em cenas da propaganda eleitoral obrigatória na TV

Em busca de uma vaga no segundo turno, os candidatos à prefeitura de São Paulo Fernando Haddad (PT), Marta Suplicy (PMDB) e Celso Russomanno (PRB) apostaram na emoção e em frases sentimentais no último programa eleitoral do 1º turno, exibido na noite desta quinta-feira (29).

João Doria (PSDB) assumiu a liderança nas últimas pesquisas de intenções de voto.  No último levantamento do Ibope, divulgado esta quarta (28), Doria aparece seis pontos percentuais à frente de Russomanno -- o que caracteriza empate técnico, já que a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. Ainda de acordo com esta pesquisa, Russomanno (22%) e Marta (16%) também estão tecnicamente empatados em segundo lugar, assim como Marta e Haddad (13%) em terceiro.

Veja a evolução dos números das pesquisas do Ibope:

Marta menciona ataques de adversários

Em seu programa, Marta Suplicy mencionou os ataques que sofreu dos adversários ao falar diretamente ao telespectador. "Fiz uma campanha transparente, baseada em propostas realistas. Nessa reta final, os meus adversários me atacaram com mentiras, querem reescrever a minha história. Mas ela foi feita de trabalho, com muita honradez e ao lado do povo."

Marta lembrou sua experiência anterior como gestora e fez questão de ressaltar seu número, o 15. "Aprendi com o tempo e estou mais preparada do que nunca. Vou usar a minha experiência para fazer as mudanças que São Paulo precisa. Até o segundo turno!"

Russomanno diz que vai resolver problemas da cidade

Já Celso Russomanno procurou citar problemas da cidade de São Paulo e se diz capaz de resolvê-los. Ele também fez um apelo direto aos servidores públicos da Prefeitura paulistana. " Estou aqui como sempre estou trabalhando, as vezes 15 a 16 horas por dia. Não dá para aguentar o que fizeram os últimos prefeitos. É preciso dar melhores condições aos servidores públicos, melhores salários."  
 
Ao pedir votos da população mais pobre, o candidato afirmou que vai regularizar o documento referentes às moradias "Hoje termina a programa eleitoral, mas meu trabalho não para. Meu número é 10, minha cidade é São Paulo, minha paixão é defender as pessoas."
 

Haddad: "não sou rico nem pobre"

 
Candidato à reeleição, Fernando Haddad procurou mostrar sua trajetória, em um depoimento no qual ele procurou se mostrar emocionado. "Não sou um político tradicional, não sou empresário, não sou rico, nem sou pobre. Sou de classe média, professor universitário, que teve a honra de exercer os cargos públicos que exerceu."
 
Haddad mencionou seu número de votação, mas sem fazer referência direta ao PT. 'Vote 13, porque 13 é o número que levou, em todas as oportunidades que teve, benefícios para quem mais precisa. Eu tenho certeza do que estou falando e é com essa certeza que peço o seu voto no próximo dia 2. No domingo, vote 13."

 

Doria se diz otimista em relação ao futuro

Já o tucano João Doria voltou a focar em sua trajetória, em que se um "gestor. um trabalhador e não um político". Ele também agradeceu aos eleitores a sua subida nas pesquisas de intenção de votos. "Há um mês ninguém conhecia nosso projeto. De lá para cá crescemos muito. A cada visita, cada conversa, as pessoas passaram a nos apoiar, a deixar para trás o pessimismo e saber que com trabalho se pode mudar São Paulo."

O tucano declarou estar "otimista" com o futuro da cidade de São Paulo; "Reafirmo meu otimismo olhando nos seus olhos. São Paulo pode ser diferente, melhor. Ainda não ganhamos, com seu voto, seu apoio, no dia 2 de outubro uma nova São Paulo começa a nascer.
 
Entre os outros sete candidatos, nos poucos segundos que tinham, Olímpio, Bico e Fidelix apresentaram propostas. Na propaganda de Erundina, a locutora falou sobre trajetória da candidata. A ex-senadora Marina Silva apareceu no programa da Rede pedindo votos para o candidato de seu partido, Ricardo Young.  Já o espaço de Altino teve uma campanha de "fora, Temer; fora todos eles". A propaganda de Áreas, do PCO, mencionou ''o golpe de estado" em referência ao processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Veja o último programa eleitoral em São Paulo

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos