Ibope em São Paulo: Doria tem 28%; Russomanno, 22%; Marta, 16%; Haddad, 13%

Do UOL, em São Paulo

O empresário João Doria (PSDB) e o deputado federal Celso Russomanno (PRB) continuam tecnicamente empatados na liderança em pesquisa Ibope de intenção de voto para a prefeitura de São Paulo divulgada nesta quarta (28). Segundo o levantamento, Doria tem 28% e Russomanno, 22%. Como a pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais, o resultado é considerado empate técnico.

A situação também está indefinida em relação ao segundo lugar. A senadora Marta Suplicy (PMDB) tem 16%, ou seja, está empatada tecnicamente com Russomanno.

Marta empata também com o atual prefeito, Fernando Haddad (PT), que tem 13% das intenções de voto.

A deputada federal e ex-prefeita Luiza Erundina (PSOL) tem 5% das intenções de voto. Major Olimpio (Solidariedade) foi citado por 1% dos entrevistados, assim como João Bico (PSDC), Ricardo Young (Rede) e Levy Fidelix (PRTB). Altino Prazeres (PSTU) e Henrique Áreas (PCO) não pontuaram.

Brancos e nulos somaram 9% das intenções de voto. Já 3% disseram não saber em quem votariam ou não responderam.

A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número SP-03836/2016, foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo". O nível de confiança estimado é de 95%. Foram ouvidas 1.204 pessoas entre os dias 22 e 28 de setembro.

Segundo turno

A pesquisa também simulou possibilidades de segundo turno. No primeiro cenário, entre Doria e Russomanno, o candidato do PSDB fica com 41% das intenções de voto, contra 36% do deputado do PRB, em novo empate técnico. Brancos e nulos somam 17%, enquanto 6% não souberam ou não responderam.

Quando a simulação leva em conta Doria e Marta, o tucano aparece com 44% e a ex-prefeita, com 33%. Brancos e nulos somam 17%; não souberam ou não responderam, 5%.

O Ibope simulou ainda um segundo turno entre Russomanno e Marta. Nessa situação, Russomanno vem com 39% e Marta com 35%, o que representa um empate técnico. Brancos e nulos, 22%;não souberam ou não responderam, 5%.

Houve ainda três cenários com o atual prefeito, Fernando Haddad, contra Doria, Russomanno e Marta. No primeiro, o candidato do PSDB tem 52%, contra 27% do petista. Brancos e nulos somam 16%; não souberam ou não responderam, 5%.

Na simulação entre Russomanno e Haddad, o postulante do PRB aparece com 47%, contra 26% do atual prefeito. Brancos e nulos somam 21%; não souberam ou não responderam, 5%.

Por fim, no cenário com Marta e Haddad no segundo turno, a ex-prefeita foi a escolhida por 42%, e o candidato à reeleição, por 27%. Brancos e nulos somam 25%; não souberam ou não responderam, 5%.

Rejeição

A sondagem do Ibope mediu também o nível de rejeição aos candidatos. Haddad lidera o quesito: 41% não votariam nele de jeito nenhum. Depois, vêm Marta (29%). Fidelix (26%), Erundina (25%) e Russomanno (24%), seguidos por Bico (18%) Olimpio (17%), Doria (17%),  Altino (17%) Áreas (14%) e Young (13%).

O percentual de entrevistados que votaria em qualquer um dos candidatos foi de 2%. Outros 6% não souberam ou não quiseram responder.

Avaliação da gestão Haddad

Os entrevistados também foram questionados sobre como avaliam a administração do prefeito Haddad: 45% consideram ruim ou péssima; 35%, regular; e 18% consideram ótima ou boa. 1% disse não saber avaliar.

Pesquisa Datafolha

Na pesquisa Datafolha divulgada nesta terça (27), Doria liderava isolado com 30%, seguido por Russomanno (22%), Marta (15%) e Haddad (11%). Veja abaixo o gráfico com os números de todos os candidatos.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos