Ibope Rio: Crivella lidera e 6 candidatos empatam tecnicamente em 2º lugar

Do UOL, no Rio

O senador e bispo licenciado Marcelo Crivella (PRB) lidera a disputa para a Prefeitura do Rio de Janeiro com 34% das intenções de votos, segundo a pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (28).

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) e o deputado federal Pedro Paulo (PMDB), que foi secretário no governo do prefeito Eduardo Paes (PMDB), aparecem com 10%. Em seguida vêm  Indio da Costa (PSD), com 8%. Jandira Feghali (PCdoB) e Flávio Bolsonaro (PSC) têm 7%. Carlos Osorio (PSDB) vem com 4% das intenções de voto.

Com isso, Freixo, Pedro Paulo, Índio, Jandira, Bolsonaro e Osório estão tecnicamente empatados no segundo lugar.

O deputado federal Alessandro Molon (Rede) e Carmem Migueles (Partido Novo), tem 1%. Cyro Garcia (PSTU) e Thelma Bastos (PCO) não pontuaram. 

Brancos e nulos somaram 14% das intenções de voto. 4% disseram não saber em quem votariam ou não responderam.

A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número  RJ-03256/2016, foi encomendada pela Rede Globo. O nível de confiança estimado é de 95%. A margem de erro é de três pontos percentuais. Foram ouvidas 1.204 pessoas entre os dias 22 e 28 de setembro.

Segundo turno

A pesquisa também simulou possibilidades de segundo turno, todas com Crivella e mais um candidato. Considerando Crivella e Freixo, o candidato do PRB fica com 50%, contra 24% para o do PSOL. Brancos e nulos somam 21%. Não souberam responder, 4%.

No cenário entre Crivella e Jandira, o senador foi o escolhido por 51% dos entrevistados, e a deputada, por 21%. Brancos e nulos somam 24%; 4% não souberam responder.

Quando a simulação leva em conta Crivella e Bolsonaro, o primeiro fica com 51% e o segundo com 20%. Brancos e nulos somam 24%; 5% não souberam responder.

Outro embate pesquisado pelo Ibope foi entre Crivella e Pedro Paulo. Nessa situação, Crivella aparece com 52% e Pedro Paulo com 20%. Brancos e nulos somam 24%; 5% não souberam responder.

Os entrevistados ainda responderam sobre quem votariam em um segundo turno entre Crivella e Indio da Costa. Neste confronto, o candidato do PRB recebeu 50% das intenções de voto, contra 24% para o postulante do PSD. Brancos e nulos somam 21%; 5% não souberam responder.

Rejeição

A sondagem do Ibope mediu também o nível de rejeição aos candidatos. Jandira Feghali (38%) e Pedro Paulo (36%) lideram o quesito. Depois, vêm Flávio Bolsonaro (29%), Crivella (26%), Freixo (19%), Indio da Costa (19%), Cyro Garcia (17%), Osorio (16%), Molon (15%), Carmen Migueles (14%) e Thelma Bastos (13%).

O percentual de entrevistados que votaria em qualquer um dos candidatos foi de 2%. Outros 8% não souberam ou não quiseram responder.

Avaliação da gestão Paes

Os entrevistados também foram questionados sobre como avaliam a administração do prefeito Eduardo Paes (PMDB): 41% consideram regular; 33%, ruim ou péssima; e 25% consideram ótima ou boa. 2% não soube ou não quis responder.

Dados das pesquisas Datafolha

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos