Aspirante a governador e focado na segurança: quem é o vice de Goiás


Do UOL, em São Paulo

José Eliton de Figuerêdo Júnior, 44, está em seu segundo mandato como vice-governador de Goiás. Ele foi baleado nesta quarta-feira (28) em atentado que matou o candidato à prefeitura de Itumbiara (GO), José Gomes da Rocha, naquela cidade. Outras duas pessoas também morreram no ataque, incluindo o autor dos tiros.

Eleito pelo DEM em 2010 na chapa de Marconi Perillo (PSDB), o goiano nascido em Rio Verde já trocou de partido duas vezes ao longo dos últimos anos, tendo também passado pelo PP e entrado para o PSDB em 2015.

A mudança mais recente de partido de Eliton é apontada como um dos sinais de que ele pretende ser candidato ao governo do Estado em 2018 com o aval do atual governador. Na cerimônia de filiação ao PSDB, Eliton recebeu inúmeros elogios de Perillo e também de Aécio Neves, presidente nacional da legenda, que divulgou nota oficial nesta quarta repudiando o atentado.

"É inaceitável que em pleno século 21 a barbárie e a pistolagem continuem a existir no cenário político brasileiro", afirmou o senador em comunicado. "Já fizemos contato com o Ministério da Justiça, que está determinando todas as providências necessárias ao rápido esclarecimento desse crime hediondo para a punição exemplar de todos os que, de alguma forma, dele participaram, em especial seus mandantes."

Presença atuante em campanhas eleitorais

A presença de José Eliton na carreata desta quarta em Itumbiara foi mais uma na série de participações que o vice-governador vem fazendo em cidades do Estado. Na condição de governador em exercício, já que Marconi Perillo está liderando uma missão goiana nos Estados Unidos, Eliton vem participando ativamente das campanhas de candidatos a prefeituras que integram a base aliada do governo.

Na terça anterior ao atentado (20), ele havia apoiado a candidatura de Wilton Barbosa (PSDB) durante comício em Posse, cidade que é seu principal reduto eleitoral e da qual seu pai, José Eliton Figuerêdo, foi prefeito entre 1983 e 1988.

O atual vice-governador entrou para a vida pública ainda na função de advogado, sua formação profissional. José Eliton especializou-se em direito eleitoral e atuou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Goiás.

Já como vice-governador, acumulou também secretarias de Estado. Foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação e desde fevereiro deste ano cuida da pasta de Segurança Pública e Administração Penitenciária.

Líder de pacto de segurança nacional

A atuação de Eliton no comando da área da segurança pública de Goiás tem como foco principal a atenção aos procedimentos de inteligência da polícia. Além de administrar a pasta estadual, o vice-governador também lidera o Pacto Integrador de Segurança Pública, que conta com dez  Estados na tentativa de criar um sistema integrado de dados das polícias estaduais. Um dos resultados atribuídos ao pacto foi a prisão, em setembro, de um dos líderes do Comando Vermelho no Nordeste, Vicente Antônio de Freitas Filho. Ele foi detido em Goiânia.

Segundo dados divulgados em agosto, Goiás, que vinha acompanhando a alta dos índices de criminalidades que assola o Norte e Nordeste brasileiros nos últimos anos, registrou queda nos números de diversas modalidades de crimes, entre eles furtos em residências, estupros e roubos de veículos. O índice de homicídios dolosos, por exemplo, caiu 11,7%. No entanto, segundo o Mapa da Violência 2016, o número de homicídios cresceu 70% no Estado entre 2004 e 2014.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos