Doria lidera entre ricos e escolarizados; Russomanno vence entre pobres

Ricardo Espina

Do UOL, em São Paulo

  • Arte UOL

    Doria tem melhor desempenho entre ricos; Russomanno tem preferência entre jovens

    Doria tem melhor desempenho entre ricos; Russomanno tem preferência entre jovens

As recentes pesquisas sobre a disputa eleitoral pela Prefeitura de São Paulo ilustram o fortalecimento de João Doria (PSDB) entre os eleitores de maior renda e escolaridade. Os índices divulgados pelo Datafolha e pelo Ibope comprovam o crescimento do candidato do PSDB em todos os segmentos analisados. Já Celso Russomanno, do PRB, tem perdido fôlego na disputa, mas ainda se mantém à frente na preferência dos mais jovens e dos mais pobres.

De acordo com o levantamento do Ibope divulgado nesta segunda-feira (26), Doria tem melhor desempenho entre os eleitores de maior escolaridade (36% da preferência entre aqueles com ensino superior, seguido por Haddad e Russomanno, ambos com 10%) e renda (41% entre quem possui renda acima de 5 salários mínimos; Fernando Haddad (PT) e Russomanno vêm empatados com 14%).

O candidato do PSDB teve aumentos mais significativos entre eleitores na faixa de 35 e 44 anos (17%) e mais de 55 anos (15%), na comparação com a pesquisa divulgada pelo Ibope no último dia 14. Doria também teve crescimento considerável entre os eleitores com renda familiar superior a cinco salários mínimos: tem 15% nessa faixa.

O panorama mostrado pelo Datafolha, em pesquisa divulgada nesta terça-feira (27),  é bem parecido: Doria lidera com maior vantagem entre os mais ricos (55%, contra 13% de Haddad), os mais velhos (42%, seguido por Russomanno, 22%) e os com maior escolaridade (38% a 15% de Haddad).

Os institutos divergem quanto ao crescimento do tucano entre as camadas menos escolarizadas. O Ibope mostra Doria em terceiro (15%), atrás de Russomanno (28%) e Marta (18%) – ambos em queda. Já o Datafolha mostra o candidato do PSDB em segundo (23%, 10 pontos percentuais a mais do que na pesquisa anterior) neste segmento, atrás apenas de Russomanno (27%) e à frente de Marta (19%).

Para Cláudio Couto, cientista político da PUC (Pontificia Universidade Católica), a forte representatividade de Doria entre a camada mais rica e escolarizada de São Paulo não surpreende. "São segmentos historicamente mais ligados à direita, o que explica o maior apoio ao candidato do PSDB", analisa.

Russomanno em queda

Se Doria melhorou seu desempenho em todos os segmentos analisados pelo Ibope, os índices de Russomanno caíram de forma geral. Ainda assim, o candidato do PRB lidera a preferência entre os mais jovens. Ele ultrapassou Marta entre os eleitores de 16 a 24 anos (26% contra 23% da peemedebista e 21% de Doria) e continua na ponta entre quem tem 25 e 34 anos (26% a 23% de Doria).

O Datafolha também mostra a preferência do eleitorado mais jovem por Russomanno: 25%, seguido por Doria (22%), Marta (17%) e Haddad (16%).

Segundo o Ibope, Russomanno mantém sua vantagem entre os mais pobres, com 33% da preferência – Marta (PMDB) se manteve em segundo (21%). O candidato do PRB, porém, vê a aproximação de Doria entre aqueles com renda entre 1 e 2 salários mínimos (29% a 22%) e foi superado pelo tucano entre quem ganha de 2 a 5 salários mínimos (28% a 26%). 

Couto explica a preferência dos mais pobres por Russomanno por dois fatores. "Por ser um candidato conhecido por sua ação em programas de TV de apelo popular e a ligação do seu partido com igrejas evangélicas, sobretudo a Universal, ele ganhou esta identificação com a população de menor renda", concluiu.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos