Não é bem assim: o que candidatos de SP disseram e o que mostram os fatos

Sérgio Spagnuolo, Bárbara Libório, Juliana Elias e Tai Nalon

Do Aos Fatos, em São Paulo

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo cometeram deslizes no debate realizado pela TV Record na noite deste domingo (25). Em parceria com o UOL, o "Aos Fatos" – plataforma de checagem de informações, dados e declarações – analisou em tempo real as declarações dos candidatos, como tem feito em todos os debates televisivos desta campanha eleitoral.

Veja o que os candidatos disseram e o que "Aos Fatos" checou:

TIAGO QUEIROZ/Estadão Conteudo
Debate entre seis dos 11 candidatos à Prefeitura de São Paulo, na TV Record, na zona oeste de São Paulo, neste domingo (26)

João Doria (PSDB):

Temos 16 mil nas ruas, 16 mil brasileiros morando na rua (em São Paulo)

De acordo com Censo da População em Situação de Rua da Cidade de São Paulo, de 2015, havia 15.905 pessoas em situação de rua no município. No entanto, o candidato foi impreciso, pois relatório informou que 8.570 haviam sido acolhidos, enquanto 7.335 se encontravam na rua.

Marta Suplicy (PMDB):

Sobre a inspeção veicular, eu fui muito clara: ela será gratuita, opcional, faz quem quer, e quem quiser tem um desconto no IPTU

Marta vai e volta na proposta para a inspeção veicular. A princípio, disse que a proposta seria de inspeção opcional e gratuita e que quem realizasse o procedimento ganharia desconto no pagamento do IPTU. Mas, depois, como na entrevista que concedeu à CBN no início de setembro, afirmou que a inspeção também deverá ter uma versão paga, em que o valor seria descontado do IPTU dos proprietários. "As pessoas vão pagar, e vai ser descontado do IPTU delas", disse na ocasião.

Major Olímpio (SD):

O senhor [Fernando Haddad] tirou 3.000 ônibus de circulação na cidade de São Paulo. — Major Olímpio (SD)

Segundo as estatísticas da SPTrans, em dezembro de 2013 a frota contratada era de 14.805. Em agosto deste ano, a frota era de 14.755.

Houve uma redução na frota na nova licitação publicada publicada em outubro de 2015. O número de veículos caiu de 14.812 para 12.898 ônibus, ou seja, uma redução de 1.914 veículos.

Celso Russomano (PRB):

A CET hoje está desolada. Não tem equipamentos, não tem carros. Tem dois mecânicos para todas as viaturas. 600 viaturas paradas

Aos Fatos não encontrou registro que corrobore esta afirmação. No entanto, uma nota técnica da CET informa que a companhia possui 1.052 veículos de monitoramento de trânsito - ou seja, caso 600 estivessem parados, mais da metade estaria inativa, segundo o candidato.

A reportagem enviou, por mensagem de texto e e-mail, solicitação ao candidato, para que ele respondesse a origem dos dados citados. Aos Fatos aguarda a resposta e deverá publicá-la, se houver.

Celso Russomanno (PRB): 

Das classes, você sabe, Erundina, são classes hoje com 35 alunos, 30 alunos, e um professor só não da conta

Russomanno afirmou que há "35, 30 alunos" por classe no município de São Paulo, o que não está factualmente errado. No entanto, ele desconsidera uma variação importante: de acordo com portaria municipal de 2014, o máximo regulamentado de alunos por professor caiu de 35 para 33 alunos no ensino fundamental, portanto, dois a menos do que disse o candidato. Para a educação infantil, o máximo previsto na portaria é de 29. A diretriz foi mantida para a matrícula de 2016.

Fernando Haddad (PT):

Fui o único prefeito a regularizar o Uber

Haddad diz que foi o único prefeito que regularizou o Uber, mas o prefeito de Vitória, Luciano Santos Rezende, regularizou o serviço em 25 de agosto, de acordo com decreto publicado no "Diário Oficial".

O serviço também foi regulamentado no Distrito Federal pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB), também em agosto.


Luiza Erundina (PSOL):

Precisa também dar atenção a outro segmento que presta esse serviço [táxis]. São 35 mil taxistas

São Paulo possui 80.135 taxistas cadastrados, de acordo com o Plano de Mobilidade de São Paulo. A frota é de 33.970 carros, entre pessoas físicas e jurídicas. No entanto, mais de uma pessoa pode dirigir o mesmo carro.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos