Processo de impeachment

Eleger Jandira é volta, Dilma, diz ex-presidente em 1º ato pós-impeachment

Paula Bianchi

Do UOL, no Rio

  • Ilan Pellenberg/Estadão Conteúdo

    A ex-presidente fez campanha para a deputada federal e candidata à prefeitura do Rio de Janeiro Jandira Feghali

    A ex-presidente fez campanha para a deputada federal e candidata à prefeitura do Rio de Janeiro Jandira Feghali

A ex-presidente Dilma Rousseff escolheu o Rio de Janeiro para fazer a sua primeira aparição pública oficial após o impeachment. Ao lado de Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que fez um comício na Cinelândia, no centro da cidade, na noite desta quarta-feira (21), ela agradeceu a acolhida e aproveitou os gritos de "volta, Dilma" para fazer campanha para a deputada federal, empatada tecnicamente em 2º lugar com outros quatro candidatos à prefeitura da cidade nas pesquisas de intenção de voto.

"Muitos gritam, 'volta, Dilma'. Agradeço. Vejo que é uma defesa que vocês fazem não do meu mandato, mas da democracia, da legalidade. Mas eleger Jandira no Rio é um 'volta, Dilma'", afirmou.

Desde o começo, a campanha de Jandira tem focado na defesa da ex-presidente e na denúncia do que vê como um golpe parlamentar. A própria Dilma aproveitou o palanque para criticar o processo de impeachment, que definiu como uma das três dores de sua vida, ao lado da tortura na época da ditadura e da luta contra o câncer.

Apesar de não citar diretamente a denúncia do Ministério Público Federal do Paraná contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nem o presidente Michel Temer, ela criticou o que definiu como ataques "golpistas". "Primeiro atacaram a mim e agora atacam a Lula, e fazem isso de uma forma muito golpista", afirmou.

Para Jandira, não há contradição entre a defesa da ex-presidente e a campanha municipal. "Nós temos um programa vigoroso sobre a cidade. Eu nacionalizo sim está campanha porque estou no Rio e aqui a democracia não é um valor secundário. Aqui ninguém é consultado para nada, nem para mudar uma linha de ônibus", afirmou Jandira.

Além de Dilma e Jandira, discursam ainda a deputada federal Benedita da Silva (PT-TJ) e o senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Sem citar o nome do presidente Michel Temer diretamente, o senador criticou o atual governo, "Esse presidente golpista não teria coragem de colocar a cara na rua aqui hoje, como Dilma faz", afirmou. 

Centenas de pessoas acompanharam o ato. Na plateia, era possível ver bandeiras do PT, da CUT (Central Única de Trabalhadores), CTB (Central de Trabalhadores do Brasil), UNE (União Nacional de Estudantes) e da UJS (União da Juventude Socialista), além de faixas e cartazes com pedidos de "Fora Temer".

Dilma subiu ao palco por volta das 19h15 e saiu sem falar com a imprensa às 20h.

Na manhã desta terça-feira (20) a ex-presidente visitou um conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida, em Senador Camará, na zona oeste do Rio, ao lado de Jandira, onde gravou um comercial para a campanha da deputada federal. A participação de Dilma foi omitida na agenda oficial da candidata; a assessoria da campanha só havia divulgado o encontro entre Jandira e os moradores do conjunto. 

O engajamento de Dilma na campanha de Jandira já era esperado. A candidata foi ferrenha defensora da ex-presidente na Câmara e tem usado o horário eleitoral para se referir ao impeachment de Dilma Rousseff como golpe. A ex-presidente participa da campanha municipal em pelo menos outras duas capitais - em Porto Alegre, onde vota, apareceu nas inserções de tevê de Raul Pont, candidato do PT; e em Salvador, onde tem agenda marcada com a candidata Alice Portugal (PCdoB) nesta quinta-feira (22).

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos