Candidato, ex-prefeito elogiado no impeachment é considerado foragido

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

  • Reprodução/Facebook/André Senna

    Ruy Muniz (PSB), ex-prefeito de Montes Claros (MG)

    Ruy Muniz (PSB), ex-prefeito de Montes Claros (MG)

O prefeito afastado de Montes Claros (MG) Ruy Muniz (PSB) foi considerado foragido pela Polícia Civil de Minas Gerais nesta quinta-feira (15). Muniz tornou-se conhecido em todo o país após ter sido citado como "exemplo" para o país pela mulher, a deputada Raquel Muniz (PSD), 24 horas antes de ser preso em um hotel de Brasília, acusado de corrupção. Posteriormente, ele foi afastado da prefeitura, mas lançou sua candidatura à reeleição no município.

Por meio de nota, a assessoria do ex-prefeito disse que o advogado do ex-prefeito "solicitou vistas ao processo, do qual ainda não teve acesso". "No tempo certo os fatos serão devidamente esclarecidos. A família deposita inteira confiança na Justiça e está certa de que a verdade prevalecerá", diz a nota.

O ex-prefeito teve a sua prisão decretada pela desembargadora do TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) Márcia Milanez nesta quarta-feira (14), acusado de fraudes na licitação de combustíveis durante sua gestão. Essas fraudes, de acordo com as investigações do MP (Ministério Público) de Minas Gerais, teria dado prejuízos milionários à prefeitura de Montes Claros e de outros municípios do norte de Minas Gerais.

De acordo com a polícia, ele teria recebido informações da decretação da prisão e fugido. Os policiais fizeram buscas em sua residência, mas ele não foi encontrado. Outros funcionários da prefeitura também acusados de participação foram presos.

Ainda de acordo com a polícia, ele teria sido orientado por seus advogados para fugir, já que a partir deste sábado (17), pela legislação eleitoral não poderia ser mais preso até o pleito.

Além da prisão, após a votação do impeachment na Câmara dos Deputados, em 18 de abril, ele ficou preso em Montes Claros, e teve decretada a prisão domiciliar. Na semana passada o STF (Supremo Tribunal Federal) expediu mandados de busca e apreensão em sua casa, que foi feita pela PF (Polícia Federal).

Ex-prefeito foi elogiado horas antes na sessão do impeachment

Dessa vez, o MP estadual acusa Muniz de fraudes na aquisição de combustíveis envolvendo 19 prefeituras do interior de Minas Gerais. Foram feitas prisões, buscas e apreensões de documentos nos municípios de Almenara, Augusto de Lima, Bandeira, Bocaiúva, Bom Jesus do Galho, Botumirim, Felixlândia, Frei Inocêncio, Gameleiras, Glaucilândia, Ipiaçu, Matipó, Minas Novas, Santa Fé de Minas, São José da Lapa, São Lourenço, Tapira e Vespasiano, além de Montes Claros.

Batizada de "Operação Catagêneses", a ação tem como objetivo colher provas para instruir inquérito. Mais de 500 pessoas estão envolvidas com a operação, entre eles, integrantes do MPE, Polícia Civil e Receita Estadual. Catagênese é uma das quatro fases da formação do Petróleo. Nessa etapa, ocorre o aumento da temperatura e da pressão.

O MP informou que havia dois tipos de fraudes. "Uma delas consistia na duplicidade de abastecimento. Dessa forma, grande parte dos abastecimentos pendentes na memória do software do "Emissor de Cupom Fiscal" era descarregada no CNPJ da prefeitura. A duplicidade é caracterizada uma vez pelo suposto consumidor, que não pedia o cupom fiscal de abastecimento, e outra vez pela prefeitura, que tomava a mesma medida", informo o MP.

"Na outra modalidade de fraude, mesmo quando o comprador exigia o cupom fiscal, o frentista do posto cancelava a compra posteriormente. Assim, o documento ficava como pendente no software vinculado ao emissor do cupom.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos