Debate UOL, Folha e SBT em SP garante presença dos 5 primeiros em pesquisa

Do UOL, em São Paulo

O debate organizado por UOL, Folha e SBT com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, marcado para o próximo dia 23 de setembro (sexta-feira), às 13h10, contará com a presença dos cinco candidatos mais bem colocados na pesquisa Datafolha mais recente a ser publicada até o dia 15 de setembro, além dos candidatos que tiverem bancadas com mais de nove deputados federais (conforme a legislação exige para debates transmitidos na TV). O encontro será transmitido ao vivo pelo UOL e pela Folha na internet e pelo SBT na TV.

Um adendo às regras do debate foi assinado pelos representantes dos partidos nesta terça-feira (30). Com isso, a proposta do debate volta a ser a originalmente apresentada por UOL, Folha e SBT às candidaturas. Uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) na última quinta-feira (25) permitiu que candidatos de partidos que não tenham mais de nove deputados federais sejam convidados pelos organizadores dos debates sem que haja necessidade de aprovação dos demais candidatos.
 
A proposta inicial do debate contemplava os cinco primeiros nas pesquisas e mais os candidatos com presença garantida por lei. Antes da decisão do STF na semana passada, pela legislação, a participação de candidatos de partidos sem a representatividade parlamentar exigida só poderia ser aceita se pelo menos dois terços dos demais candidatos.
 
Agora, caso fosse considerada a pesquisa eleitoral mais recente, o debate teria a participação dos seguintes candidatos: Celso Russomanno (PRB, com 31% das intenções de voto pelo Datafolha), Marta Suplicy (PMDB, 16% das intenções de voto), Luiza Erundina (PSOL, 10%), Fernando Haddad (PT, 8%) e João Doria (PSDB, 5%), por serem os cinco primeiros nas intenções de voto, e Major Olímpio (SD), com presença garantida pelo critério de representatividade legislativa. Dos cinco primeiros nas pesquisas, Erundina, do PSOL (partido que não tem mais de nove deputados na Câmara), entraria no debate graças à decisão do STF.

O debate terá duração total de 1 hora e 40 minutos. Serão três blocos com dois intervalos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos