Ibope Curitiba: Greca tem 28%, Fruet, 19%, e Requião Filho, 16%

Rafael Moro

Colaboração para o UOL, em Curitiba

  • Joka Madruga/FuturaPress/Estadão Conteúdo

    Primeiro debate dos candidatos a prefeito de Curitiba para o pleito de outubro de 2016

    Primeiro debate dos candidatos a prefeito de Curitiba para o pleito de outubro de 2016

O ex-prefeito Rafael Greca (PMN) lidera a pesquisa de intenções de voto para a prefeitura de Curitiba com 28%, segundo a pesquisa do Ibope divulgada nesta terça-feira (23) à noite pela RPC TV, afiliada da TV Globo no Paraná.

O prefeito Gustavo Fruet (PDT), que busca a reeleição, tem 19%. O deputado estadual Requião Filho (PMDB) tem 16%. Em seguida, aparecem os também deputados estaduais Ney Leprevost (PSD), com 6%; Maria Victoria (PP), 4%, e Tadeu Veneri (PT), 2%.

Xênia Mello (Psol), Afonso Rangel (PRP) e Ademar Pereira (Pros) têm 1%, segundo o Ibope, que também registrou 11% de brancos e nulos e outros 11% de indecisos.

O Ibope ouviu 602 pessoas entre 19 e 22 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, para mais ou menos. O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa, contratada pela RPC TV, está registrada no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) sob o número PR-04300/2016.

 

Rejeição
 

O atual prefeito Fruet é rejeitado por 25% dos entrevistados pelo Ibope. Em seguida, aparecem Requião Filho (21%), Greca (15%), Maria Victoria (12%), Leprevost (11%), Xênia (11%), Veneri (10%), Rangel (6%) e Pereira (6%). De acordo com o Ibope, 30% não souberam responder, e 5% afirmaram que votariam em qualquer um dos candidatos.

 

Avaliação de Fruet

O Ibope também perguntou aos eleitores qual a avaliação da gestão de Gustavo Fruet. Para
42%, ela é regular; para 21%, é péssima; para 17%, é boa; para 16%, é ruim; e para 2%, é ótima. Outros 2% não souberam responder.

Os concorrentes

Greca foi prefeito de Curitiba entre 1993 e 97 - à época, pelo PDT, sucedendo ao padrinho político Jaime Lerner. Já no antigo PFL, atual DEM, foi ministro do Turismo sob Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Na pasta, se notabilizou pela réplica da caravela que mandou construir, por R$ 3,8 milhões (em valores da época), para celebrar os 500 anos do descobrimento do Brasil - mas que, por problemas técnicos, não participaram dos festejos.

Em 2003, trocou o grupo de Lerner pelo do arquirrival Roberto Requião (PMDB), então governador e atualmente senador. No novo partido, tentou, sem sucesso, ser deputado estadual, prefeito - em 2012, sem passar do primeiro turno e deputado federal. Em setembro passado, deixou a legenda e se filiou ao nanico PMN.

Greca busca voltar ao Palácio 29 de Março apoiado por um amplo leque de partidos - que inclui o PSDB do governador Beto Richa, desafeto de Requião, e o PSB do ex-prefeito Luciano Ducci, afilhado político de Richa.

Fruet, que busca a reeleição, venceu em 2012 batendo Ratinho Junior (então no PSC, atualmente no PSD) por 60,65% a 39,35% dos votos válidos no segundo turno. Apesar disso, quase ficou de fora do segundo turno - derrotou Luciano Ducci, que buscava a reeleição, com apenas 4.402 votos de vantagem, para ganhar o direito à disputa com o candidato do PSC, que venceu o primeiro turno com 34,1% dos sufrágios.

Os deputados estaduais Requião Filho e Maria Victoria são de famílias tradicionais de políticos - respectivamente, do senador e ex-governador Roberto Requião e do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), e da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP). 

Tentativa de embargo

A pesquisa divulgada nesta terça-feira foi alvo de um pedido de embargo movido pela campanha de Ademar Pereira (PROS). A ação, entregue nesta segunda-feira (22) à Justiça, foi negado hoje pelo juiz João Luiz Manassés de Albuquerque Filho, da 1ª zona eleitoral, em caráter liminar, informou, via assessoria de imprensa, o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná).

O PROS argumentou que o Ibope não inclui renda e grau de escolaridade como variáveis, ferindo a legislação vigente.

Pereira já tentara, em julho, impedir a divulgação da primeira sondagem realizada sobre as eleições municipais em Curitiba, também do Ibope, mas encomendada pela Rede Massa - que pertence ao apresentador de televisão Ratinho, pai do secretário do Desenvolvimento Urbano do governo do Paraná, Ratinho Junior (PSD).

Divulgado em 11 de julho, o primeiro levantamento do Ibope mostrou empate técnico entre Rafael Greca (21%) e Gustavo Fruet (18%).Em seguida, vinha Requião Filho (16%).

Em julho, o Ibope entrevistou 805 eleitores entre os dias 2 e 6 de julho, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Encomendada pela Rádio e Televisão Iguaçu S.A / Rede Massa, a pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Curitiba sob o protocolo nº PR05852/2016. O nível de confiança desse levantamento é de 95%.

 

 

 

 

 

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos