Candidato do PSDB lidera pesquisa para prefeito de Belo Horizonte

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

  • Divulgação/ Juventude PSDB/ Facebook

    O deputado estadual João Leite durante a convenção do PSDB para a Prefeitura de Belo Horizonte

    O deputado estadual João Leite durante a convenção do PSDB para a Prefeitura de Belo Horizonte

O deputado estadual João Leite (PSDB) lidera as intenções de votos para Prefeitura de Belo Horizonte, segundo  a pesquisa de intenção de votos divulgada pelo Ibope/Rede Globo no início da noite desta segunda-feira (22).

Leite tem 21% das intenções de voto. Em segundo lugar na pesquisa está o empresário Alexandre Kalil (PHS) com 11%

Não sabem ou não responderam à pesquisa 16%. Outros 20% disseram que vão anular ou votar em branco. 

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiabilidade do levantamento é de 95%. A pesquisa foi registrada pela emissora no TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) sob o protocolo MG-04289/2016). Foram ouvidos 805 eleitores, entre a quinta-feira (18) e este domingo (21). 

Rejeição

Ainda de acordo com o levantamento, os índices de rejeição, quando o eleitor diz em quem não votaria, revelam números até quatro vezes superiores na comparação com os percentuais da intenção de voto.

O candidato tucano também ocupa a maior rejeição entre o eleitorado: 20% disseram que não votariam em Leite.

O segundo lugar na intenção de voto, o candidato Alexandre Kalil (PHS), com a preferência de 11% do eleitorado, por sua vez, é o mais rejeitado: 24% disseram que não votariam em Kalil.

Intenção versus rejeição

Na sequência, de acordo com a pesquisa Ibope/Rede Globo, o candidato Luís Tibé (PTdoB) tem 6% das intenções de voto e 14% de rejeição, número quase três vezes superior.

Esse resultado se mantém para os outros candidatos: Eros Biondini (PROS) tem 5% da intenção de votos e 10% de rejeição; Vanessa Portugal (PSTU) com 5% de intenção e 15% de rejeição; Délio Malheiros (PSD) tem 3% de intenção de voto e 7% de rejeição; Maria da Consolação (Psol) tem 3% de intenção de votos e 11% de rejeição; Sargento Rodrigues tem 3% de intenção de votos e 13% de rejeição; Marcelo Álvaro Antônio (PR) com 2% de intenção e 7% de rejeição; e, finalmente, Rodrigo Pacheco (PMDB) com 2% de intenção e 8% de rejeição.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos