Campanhas de Marta, Doria e Major Olímpio vetam Erundina em debate

Do UOL, em São Paulo

As campanhas de Marta Suplicy (PMDB), João Doria Jr. (PSDB) e Major Olímpio (SD) vetaram a participação de Luiza Erundina (PSOL) no debate organizado pelo UOL, pela "Folha de S.Paulo" e pelo SBT com os candidatos a prefeito de São Paulo. O encontro acontece no dia 23 de setembro (sexta-feira), às 13h10, e será transmitido ao vivo.

Os representantes das candidaturas de Celso Russomanno (PRB) e Fernando Haddad (PT) votaram favoravelmente à proposta apresentada por UOL, Folha e SBT.

Os organizadores do encontro sugeriram a participação dos cinco candidatos mais bem colocados na pesquisa Datafolha mais recente a ser divulgada até o dia 15 de setembro, mais os que têm direito à presença em debates garantido por lei.

Dentro desse critério, de acordo com os números da última pesquisa Datafolha, Luiza Erundina estaria entre os participantes (os cinco primeiros eram: Russomanno -- 25%; Marta -- 16%; Erundina -- 10%; Haddad -- 8% e Doria -- 6%) 

Dario Oliveira/Estadão Conteúdo
Em campanha no centro de São Paulo, Luiza Erundina criticou a legislação eleitoral

Segundo a nova legislação eleitoral, que entrou em vigor em setembro de 2015, emissoras de rádio e televisão que realizarem debates, como o SBT, são obrigadas a convidar candidatos cujos partidos possuam mais de nove parlamentares na Câmara dos Deputados.

No caso dos demais candidatos, a presença é facultativa. A legislação permite a participação dos políticos que não preencham esses requisitos nos debates, desde que dois terços dos candidatos com direito garantido por lei concordem com as regras. 

O PSOL (de Erundina) tem seis deputados federais na atual legislatura.

Em acordo com a legislação, UOL, Folha e SBT consultaram formalmente as campanhas dos cinco candidatos que têm participação garantida por lei (Russomanno, Marta, Haddad, Doria e Major Olímpio) sobre a proposta.

O Solidariedade (de Major Olímpio) se manifestou pela não aprovação da participação de outros debatedores que não os garantidos pela lei.

O PSDB (de Doria) e o PMDB (de Marta) tiveram posição semelhante, argumentando que, se fosse aberta alguma exceção, deveria ser para todos os candidatos a prefeito registrados na Justiça Eleitoral (há um total de 11 candidatos a prefeito registrados na capital paulista).

Com a decisão tomada em reunião realizada nesta quarta-feira (17) na sede da "Folha de S.Paulo", o debate terá, então, só cinco candidatos (Russomanno, Marta, Haddad, Doria e Olímpio). 

Na semana que vem, o STF (Supremo Tribunal Federal) julgará uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) apresentada pelo PSOL e também pelo PV, que questiona as novas regras e pede o direito de participar dos debates de candidatos como Erundina.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos