Cafezinho, metrô, troca de farpas: veja o 1º dia da campanha em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

Os cinco principais candidatos à Prefeitura de São Paulo iniciaram oficialmente suas campanhas eleitorais nas ruas nesta terça-feira (16). Teve cafezinho com trabalhadores, caminhada no centro da cidade, discurso a céu aberto e corpo a corpo com eleitores.

Na liderança pela disputa no Executivo municipal, o candidato do PRB, Celso Russomanno, visitou a Vila Itaim, no Itaim Paulista, extremo leste da cidade.

Werther Santana/Estadão Conteúdo
Russomanno entrou na casa de moradores que já perderam todos os móveis em enchentes no Itaim Paulista

No local, que é constantemente inundado pelas águas do córrego Tijuco Preto, visitou a casa de moradores que já perderam todos os móveis em enchentes. Ele atacou a gestão do atual prefeito Fernando Haddad apontando falhas na prevenção das inundações e prometendo criar um aplicativo para que a população denuncie quem faz despejo de lixo e entulho irregular.

Bruno Santos/Folhapress
Ele apontou falhas na prevenção das inundações da atual gestão municipal

Na sua primeira atividade de campanha, Russomanno estava acompanhado da sua candidata a vice, Marlene Machado (PTB), e de duas celebridades: o vereador Marquito (PTB) e o candidato a vereador Marcelinho Carioca. Depois da Vila Itaim, o candidato visitou uma feira livre na Vila Curuça, onde ele comeu dois pastéis e tirou fotos com feirantes.

Marcus Leoni/Folhapress
Marta visitou o CEU Jambeiro, primeiro entregue por ela quando era prefeita, em 2003

A candidata do PMDB, Marta Suplicy, também escolheu a zona leste de São Paulo para iniciar sua campanha. Ela visitou o CEU (Centro Educacional Unificado) Jambeiro, em Guaianases, entregue por ela em 2003, quando era prefeita da cidade – o primeiro dos 21 centros inaugurados durante a sua gestão.

Ela foi ovacionada por crianças da unidade, tomou café com trabalhadores e fez uma caminhada pelo comércio da região.

Marcus Leoni/Folhapress
Marta tomou café com trabalhadores em Guaianases, na zona leste de São Paulo

Quem também tomou café da manhã com trabalhadores foi o candidato tucano, João Doria (PSDB). Sua primeira atividade de campanha foi em uma obra no bairro Barra Funda, na zona oeste da capital paulista.

Werther Santana/Estadão Conteúdo
João Doria (PSDB) também tomou café com trabalhadores no seu primeiro dia de campanha

O empresário também fez caminhada no centro de São Paulo, que terminou em frente ao Teatro Municipal. De lá, Doria pegou metrô na Linha 3-Vermelha, cumprimentou passageiros, e foi para  seu escritório.

Zanone Fraissat/Folhapress
Candidato tucano cumprimenta passageiros dentro do metrô de São Paulo

Durante a caminhada no centro de São Paulo, o ato de Doria cruzou com o da deputada federal Luiza Erundina, candidata do PSOL à prefeitura da cidade, na praça do Patriarca. Apoiadores de ambos candidatos se provocaram, trocaram gritos de guerra, mas não houve confusão. Doria e Erundina não se cumprimentaram.

Suamy Beydoun/Futura Press/Estadão Conteúdo
O ato de Doria se cruzou com o de Luiza Erundina (PSOL) no centro de São Paulo

Erundina seguiu em direção à praça da República, conversando com transeuntes, cumprimentando ambulantes. Ela é a terceira colocada nas pesquisas de intenção de voto, atrás de Marta e de Russomanno. 

Dario Oliveira/Estadão Conteúdo
Erundina seguiu para praça da República, conversando com transeuntes, cumprimentando ambulantes

O atual prefeito de São Paulo, candidato à reeleição, Fernando Haddad (PT), iniciou sua campanha com uma caminhada na região do M'Boi Mirim, na zona sul da capital paulista, uma visita que uniu a agenda do candidato e do prefeito, já que também realizou vistoria em obras no local.

Felipe Raul/Estadão Conteúdo
Fernando Haddad (PT) faz selfie com moradores de M'Boi Mirim, zona sul de São Paulo

No local, Haddad chamou Doria de politicamente imaturo e disse que é "próprio de pessoas personalistas" o fato de Marta Suplicy ter iniciado a campanha no CEU. Ela disputa a autoria dos centros de educação com o PT, partido que integrava quando foi prefeita.

Jorge Araujo/Folhapress
Para Haddad, o fato de Marta Suplicy ter iniciado a campanha no CEU é "próprio de pessoas personalistas"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos