Ibope Rio: Garotinho tem 21%; Crivella registra 16%, e Pezão, 15%

Do UOL, no Rio

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) mostra que os candidatos Anthony Garotinho (PR), Marcelo Crivella (PRB)  e Luiz Fernando Pezão (PMDB) estão tecnicamente empatados na disputa eleitoral no Rio de Janeiro, com 21%, 16% e 15%, respectivamente. Já o petista Lindberg Farias aparece na quarta posição, com 11%.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, de acordo com o Ibope.

Completam o cenário os candidatos Dayse Oliveira (2%), do PSTU, Tarcísio Motta (1%), do PSOL, e Ney Nunes (1%), do PCB.

Os votos brancos e nulos correspondem a 21% do total; 12% não souberam responder.

O nível de confiança é de 95%, o que significa que o Ibope tem 95% de certeza de que os números estão dentro da margem de erro. A amostra foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o protocolo RJ-00011/2014, no dia 25 de julho.

Entre os dias 26 e 30 de julho, o instituto entrevistou 1.204 pessoas. A pesquisa foi contratada pela Rede Globo e custou R$ 80.547,60.

Rejeição

O Ibope avaliou ainda os índices de rejeição aos candidatos. A opção por Garotinho desagradou a 44% dos entrevistados, enquanto Pezão e Lindberg tiveram 17% de rejeição. Crivella, por sua vez, teve 15%.

Os representantes do PSTU, do PSOL e do PCB, somados, têm 13% de rejeição. Já 14% dos entrevistados não sabem ou não opinaram, e 6% declararam que poderiam votar em qualquer um dos candidatos.

Avaliação do governo Pezão

Os entrevistados também foram questionados a respeito do trabalho do governador Luiz Fernando Pezão. Para 2% deles, a gestão do peemedebista é ótima. Classificaram como regular 40% dos eleitores ouvidos pelo Ibope, enquanto 16% acreditam ser boa a avaliação do candidato à reeleição.

Entre os que estão insatisfeitos com o atual governo, 17% classificaram como péssima e 14%, como ruim. Já 11% dos entrevistados não souberam ou não opinaram.

Das 1.204 pessoas que participaram da amostra, 36% afirmaram que aprovam o governo Pezão, e 45% declararam que desaprovam a gestão. Já 18% deles não souberam ou não opinaram.

Romário (PSB) lidera corrida para o Senado

A atual pesquisa Ibope também apurou que o ex-jogador de futebol e atual deputado federal Romário (PSB) está na frente na disputa por uma vaga no Senado Federal, com 24% das intenções de voto.

O ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) aparece em 2º lugar, com 17%. Eduardo Serra (PCB) tem 7%. Carlos Lupi (PDT) e Pedro Rosa (PSOL) registraram 3% cada um. Lilian Sá (PROS) tem 2%. Heitor Fernandes (PSTU) e Sebastião Neves (PRB) estão empatados, com 1%.

Votos brancos e nulos somam 24%, enquanto os indecisos são 18%.

Pesquisas anteriores

No começo de julho, pesquisa do Datafolha --realizada logo após a oficialização das candidaturas no TSE-- apontou empate na liderança entre Garotinho e Crivella, ambos com 24%.

A seguir apareceram Pezão (14%) e Lindberg Farias (12%), empatados tecnicamente. Os três candidatos que completam a disputa somaram 3%. Declararam votar em branco ou nulo 16%, e 7% não souberam responder.

No mês anterior, amostra do Ibope apontou empate técnico triplo na disputa pelo governo do Estado: Garotinho (18%), Crivella (16%) e Pezão (13%). Já Lindberg apareceu na quarta posição, com 11%. Brancos e nulos chegaram a 27%, e os indecisos somaram 6%.

Em março, Garotinho (19%) e Crivella (18%) também apareceram tecnicamente empatados na primeira pesquisa do Ibope feita em 2014 com o intuito de aferir as intenções de voto dos então pré-candidatos ao Executivo fluminense. Lindberg e Pezão tiveram 13% e 6%, respectivamente. Votos brancos e nulos somaram 35%. Indecisos, 8%.

O levantamento do Ibope divulgado hoje é o primeiro do instituto que considera as candidaturas oficiais. Como as amostras anteriores utilizavam cenários distintos, com políticos que acabaram não confirmando suas candidaturas ao governo do Estado, não é possível comparar o resultado desta pesquisa com levantamentos publicados anteriormente.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos