Herdeiros de clãs políticos fracassam em metade das disputas a governador

Do UOL, em São Paulo

Clãs políticos de quatro Estados perderam as eleições para governador neste domingo (26). É a metade do total de governos que disputavam em 2014.

No Pará, Helder Barbalho (PMDB), filho do senador Jader Barbalho, perdeu para Simão Jatene (PSDB), que tentava a reeleição. Helder apareceu diversas vezes ao lado da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, em eventos de campanha. O cargo máximo que Barbalho havia ocupado até hoje foi o de prefeito de Ananindeua por dois mandatos (2005-2012). A família Barbalho tem influência política no Estado há mais de 50 anos. 

No Amapá, Camilo Capiberibe (PSB), filho do ex-senador João Capiberibe e da ex-deputada Janete Capiberibe, perdeu para Waldez Góes (PDT)Na Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), filho do ex-governador Ronaldo Cunha Lima, perdeu para Ricardo Coutinho (PSB). Por fim, no Rio Grande do Norte, Henrique Eduardo Alves (PMDB), que é filho de Aluízio Alves, ex-deputado federal, governador e ministro, foi derrotado por Robinson Faria (PSD)

Eleitos 

Entre os herdeiros políticos eleitos, apenas Renan Filho (PMDB) faz parte de uma "nova safra". Com 35 anos, foi o candidato a governo estadual mais jovem a vencer a eleição para governador em Alagoas. Ele é filho do presidente do Senado, Renan Calheiros, também peemedebista. Já no primeiro turno, ele derrotou o senador Benedito de Lira (PP), o Biu.

O governador eleito fez toda sua campanha sob o mote de "renovação" na política. Para isso, deixou o pai - que não participou de nenhum ato público, mas atuou de forma intensa nos bastidores - de lado na campanha.

Os outros dois governadores eleitos já atuam há mais tempo na carreira política. No Distrito Federal, o novo governador é o senador Rodrigo Rollemberg, 55, do PSB, filho de Armando Leite Rollemberg, ex-ministro do STJ. O pessebista disputou o segundo turno com Jofran Frejat (PR), candidato que substituiu Arruda quando o ex-governador teve a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral. Além de senador, ele também foi deputado distrital e federal pelo DF e secretário de Turismo do governo de Cristovam Buarque (atualmente no PDT) entre 1995 e 1998

No Paraná, Beto Richa, 49, do PSDB, foi reeleito governador já no primeiro turnoderrotando o senador e ex-governador do Estado Roberto Requião (PMDB) e a senadora e ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT). Ele é filho do ex-governador José Richa.

Outro caso específico é o de Roraima, onde Suely Campos (PP), mulher do ex-governador do Estado Neudo Campos (PP), foi eleita depois de substituir de última hora o marido na disputa. Ele teve a candidatura barrada na Lei da Ficha Limpa.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos