Festa na Paulista ignora pedido de Dilma por união e ataca tucanos e mídia

Mauricio Stycer

Do UOL, em São Paulo

  • Eduardo Knapp/Folhapress

    Simpatizantes do PT durante comemoração pela vitória da presidente Dilma Rousseff (PT)

    Simpatizantes do PT durante comemoração pela vitória da presidente Dilma Rousseff (PT)

Em direção oposta ao discurso da vitória de Dilma Rousseff (PT), que conclamou os brasileiros a se unirem, os militantes do PT que fecharam a avenida Paulista, em São Paulo, para comemorar o resultado da eleição, insistiram na ideia de divisão entre "nós" e "eles" que marcou toda a campanha eleitoral.

Foram muitos os gritos e discursos hostis ao candidato derrotado do PSDB, Aécio Neves, aos tucanos e à mídia ao longo da festa.

Emídio de Souza, presidente do PT em São Paulo, iniciou seu discurso no alto do carro de som referindo-se a Aécio: "Perdeu, playboy!" Ironizou também o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que participou de um ato do PSDB no Largo da Batata: "Ele conhece mais qualquer praça em Paris do que as de São Paulo."

Presidente da União da Juventude Socialista, a entidade responsabilizada pelo ato de vandalismo contra a revista "Veja", Renan Alencar disse: "A mídia golpista cutucou a onça com vara curta. 'Veja' mente. Globo mente. PIG [partido da imprensa golpista] mente", afirmou.

Em diferentes momentos da festa, que reuniu cerca de 5.000 militantes, gritos de guerra com ofensas à revista "Veja" e à "Rede Globo" foram ouvidos.

Assista à íntegra do discurso de reeleição de Dilma

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, último a discursar no ato, lembrou das palavras conciliatórias da presidente Dilma:"Ela estendeu a mão e conclamou à unidade do país". E pediu: "Não podemos deixar que dividam o Brasil ao meio. O Brasil é um só". Mas também observou: "Aceitamos a alternância de poder, mas não aceitamos desaforo. Esse foi o recado das urnas: não se ganha no tapetão".

A festa começou por volta das 21h em dois pontos da avenida Paulista: sob o vão do Masp e diante do Objetivo. Neste segundo local, logo um carro de som chegou e a concentração de militantes aumentou. Às 22h, as duas pistas da avenida estavam interditadas para trânsito de veículos.

Nenhum incidente mais grave foi registrado. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos