Tranquilidade e ruas limpas marcam votação em Goiânia

Marcelo Brandão

Da Agência Brasil, em Goiânia

Desde as primeiras horas de votação, o clima de tranquilidade foi a tônica em Goiânia. As filas, quando se formavam, eram pequenas. No Colégio Lyceu, que reúne o maior número de eleitores da cidade, as pessoas entravam e saíam rapidamente do local. As manifestações de preferência por um ou outro candidato eram discretas e silenciosas.

O veterinário Florisval de Oliveira, 64 anos, votou antes das 9h. "A votação foi tranquila, rápida. Para mim, no primeiro turno também foi". O empresário Fábio Roriz, 39 anos, também votou no Lyceu. Votou rapidamente e ficou satisfeito com o andamento das votações nesse segundo turno. "A votação foi muito tranquila. O acesso estava fácil e as ruas estão limpas, ao contrário do primeiro turno, que estava tudo muito sujo, a cidade estava feia. Desta vez, não".

Após registros de muita sujeira nas ruas, proveniente de panfletos de candidatos no primeiro turno, Iris Rezende (PMDB) e Marconi Perillo (PSDB), candidatos ao governo de Goiás, fizeram um acordo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) comprometendo-se a não espalhar materiais de propaganda na cidade no dia de hoje (26). O acordo, até o momento, tem sido cumprido.

No Colégio Marista, também na capital goiana, as ruas estão limpas e a movimentação tranquila. Idosos votam sem dificuldades e as filas são pequenas, quando existem. "Votei tranquilo, sem fila. Voto de manhã para desocupar cedo e cumprir a obrigação cívica mais cedo também", disse o aposentado Divino Nato, de 69 anos.

Até o momento, o TRE registrou a substituição de 31 urnas no estado. Na cidade de Goiânia foram seis substituições. Três pessoas foram presas fazendo boca de urna no estado. Uma delas foi presa no município de Jaraguá e outra no município de Minaçu.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos