No Ceará, candidatos ao governo fazem carreata e prometem priorizar jovens

Katiana Rabêlo

Da EBC, em Fortaleza

As ruas de Fortaleza, capital do Ceará, foram tomadas ontem (25) por carros que acompanharam as carreatas dos candidatos ao governo do estado. Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) desfilaram pela cidade em carros abertos, mas já não puderam fazer discursos, conforme prevê a legislação eleitoral. Antes de fazerem o giro pela cidade, entretanto, os candidatos conversaram com a imprensa.

Camilo Santana (PT) destacou que os jovens serão prioridade do governo, caso seja eleito. "Mais da metade da população do Ceará tem menos de 30 anos de idade. É preciso pensar em escola de ensino médio de tempo integral e profissionalizante", declarou o petista.

O candidato Eunício Oliveira (PMDB) também destacou o cuidado com as crianças e os adolescentes e disse que vai coibir o turismo sexual no estado do Ceará. "Eu farei de tudo para que esse tipo de turismo não venha e não fique para o Ceará. O Ceará tem uma única delegacia para cuidar dessa área. Farei as delegacias e anexarei às existentes um departamento para cuidar dessa perversidade que fazem com as nossas crianças."

A professora Verônica Dias, 48 anos, acompanhou a carreata do candidato petista, que tem apoio do atual governador Cid Gomes (Pros). Ela acredita que Santana vai dar continuidade ao trabalho feito por Gomes nos oito anos de governo. "É a melhor opção para nosso estado. Os projetos tiveram uma evolução melhor para o Ceará, por isso tem que continuar. A segurança, principalmente, apesar dos investimentos, ainda tem muito o que melhorar."

Já a dona de casa Fernanda Freitas, 55 anos, participou da carreata em apoio a Eunício Oliveira (PMDB). Ela diz que a administração do Ceará precisa de renovação para melhorar os direitos básicos do povo. "Falta muita segurança. A saúde é precária, as pessoas ainda passam três meses esperando uma consulta. E isso é suficiente para acreditar nas propostas do Eunício."

Cerca de 6,2 milhões de eleitores voltarão às urnas amanhã para escolher o novo governador do Ceará. O estado é o oitavo maior colégio eleitoral do Brasil. Fortaleza é o município cearense com maior número de pessoas aptas a votar. A capital concentra 26,4% dos eleitores do estado, totalizando 1.657.776.

Nas eleições deste ano, oito cidades usam a biometria para reconhecimento do eleitor: Alcântaras, Aquiraz, Eusébio, Crateús, Forquilha, Iporanga, Juazeiro do Norte e Sobral. Juntos, os municípios concentram 426.309 eleitores - pouco mais de 7% dos eleitores do estado.

No primeiro turno, o esquema de segurança para as eleições contou com o efetivo das polícias Civil, Militar e Federal. Para amanhã, o estado contará com o apoio de 2,5 mil militares do Exército. A presença das tropas federais foi uma solicitação do Ministério Público Eleitoral depois de verificar que as viaturas da Polícia Militar ficaram paradas em pontos base, no dia 5 de outubro.

A maior parte dos militares já se apresentou nos municípios para os quais foram designados a comparecer. A partir da 0h de amanhã (26), eles já começam o trabalho integrado com os órgãos de segurança estaduais. O Comando da Décima Região Militar explicou que as Forças Armadas vão permanecer a 100 metros de distância das seções eleitorais, não podendo se aproximar sem a ordem de um juiz eleitoral.

No estado também vai vigorar a Lei Seca, como ocorreu no primeiro turno. A venda e o consumo de bebida alcoólica em locais públicos estão proibidos da 0h às 18h de amanhã (26). O estado não tem horário de verão.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos