Na Maré, eleição é pretexto para domingo com churrasco, cerveja e bate-papo

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

Para muitos cariocas e fluminenses, o dia da eleição tem valor de nostalgia. Há aqueles que mudaram de um bairro para outro, mas mantêm como local de votação a zona eleitoral de onde foram nascidos e criados. Com isso, eles aproveitam o domingo para reencontrar amigos, almoçar com a família, colocar a conversa em dia.

Pensando nisso, um morador do Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, resolveu organizar neste domingo (26) três churrascos de famílias diferentes no mesmo espaço. "A eleição é importante, sem dúvida, mas aqui tudo é motivo de festa. Dessa vez, é a festa da democracia", afirmou Marcelo Pereira Lima, 45, mais conhecido como Pelezinho.

Nas urnas, o atual governador e candidato à reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB), vai enfrentar no segundo turno o senador Marcelo Crivella (PRB).

Lima é dono de uma extensa área de lazer na avenida do Canal, à margem da Linha Amarela, onde ocorrerá a festança com direito a cerveja, música e muito bate-papo. "Só não pode brigar por política. Não importa quem vai ganhar, eu sei que nada vai mudar", disse ele, nascido e criado na comunidade.

Pelezinho afirma ter construído a "praça do Pelezinho" com suas próprias mãos. "Cada árvore aqui foi plantada por mim", declarou. No local, além da churrasqueira e do bar administrado por ele, há mesa de pingue-pongue, totó, parquinho para as crianças, quadra de futebol, entre outras coisas.

A popularidade faz com que Pelezinho, segundo relato dos clientes, seja respeitado tanto por criminosos quanto pelos militares das Forças Armadas que, desde abril, ocupam a Maré. "Ele tem o melhor lanche da favela", comentou um dos clientes, que solicitou não ser identificado.

Eleições 2014 no Rio de Janeiro
Eleições 2014 no Rio de Janeiro

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos