Mesários tietam Aécio Neves e pedem para ele colocar 'país nos trilhos'

Do UOL, em São Paulo e em Belo Horizonte

Os mesários da seção eleitoral onde o candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) vota, na escola estadual Governador Milton Campos, no bairro de Lourdes, região centro-sul de Belo Horizonte, tietaram o senador na manhã deste domingo (26).

Ao entrar na seção, Aécio cumprimentou, tirou fotos e conversou com os mesários. O terceiro mesário -- o advogado Marlon Pereira, 25 -- disse ao candidato: "Aécio, coloca a gente de novo nos trilhos."

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), manifestações ruidosas a favor de um candidato dentro da seção eleitoral pode ser enquadrado como crime eleitoral, que pode render até dois anos de detenção ao infrator.

Inicialmente, a reportagem do UOL afirmou que o mesário havia dito a Aécio que votaria nele, mas não houve nenhuma declaração de voto.

Os quatro mesários da seção eleitoral afirmaram ser partidários do candidato tucano. Fernando Rodrigues Garção, 29, disse que desejou boa sorte a Aécio no momento do voto do candidato. "Eu também agradeci pelo governo dele em Minas Gerais [2003-2010], que considero ter sido muito bom".

As mesárias Bruna Ribeiro, 19, e Simone de Faria, 32, disseram ao UOL que votam em Aécio Neves, mas que não disseram nada ao candidato. "Eu apenas o cumprimentei", disse Simone. "Eu desejei a ele boa sorte e só", afirmou Bruna.

Aécio estava acompanhado da mulher, Letícia Weber, que vota no mesmo colégio, e do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB).

Houve muito tumulto durante a votação do presidenciável. O vidro da seção eleitoral foi quebrado durante o empurra-empurra entre profissionais de imprensa. Um cinegrafista chegou a se cortar. A presidente e adversária de Aécio Dilma Rousseff (PT) estudou e iniciou sua militância política na escola.

Aécio fala em campanha "sórdida"

Em entrevista coletiva após ter votado, Aécio afirmou ter sido vítima da "mais sórdida campanha já feita" por suas adversários. O tucano afirmou que está confiante, mas se se "considera um vitorioso" independente dos resultados das urnas.

Aécio também criticou as pesquisas eleitorais recentes, que colocam Dilma Rousseff como favorita. "No primeiro turno elas falharam muito. Querendo ou não exerce uma certa influência no voto", disse. "Vamos dar a eles uma chance a mais de acertarem", disse, referindo-se ao segundo turno.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos