Expectativa do TRE-RJ é que votação em Niterói ocorra sem transtornos

Vinícius Lisboa

Da Agência Brasil, no Rio de Janeiro

Depois de enfrentar grandes filas em algumas seções eleitorais, os moradores de Niterói devem ter um segundo turno de votação mais rápido, prevê o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A diretora-geral do tribunal, Adriana Brandão, se mostrou otimista ao comentar o que espera para a votação e lembrar que, no segundo turno, apenas dois cargos estão em disputa.

"Nossa expectativa é das melhores, até porque, independentemente de qualquer medida que já tenhamos tomado, Niterói ou qualquer lugar vai ter muito mais celeridade no processo de votação", disse Adriana, lembrando que, para cada um dos cargos, o eleitor terá de digitar apenas dois dígitos.

Ela destacou que os mesários da cidade e de Armação de Búzios passaram por um treinamento intensivo, com o auxílio de técnicos do Trinunal Superior Eleitoral. Com cerca 350 mil eleitores, Niterói é o maior colégio a usar urnas biométricas, espalhadas por 1.193 seções eleitorais. Em Búzios, onde o sistema também já foi implementado, há 67 seções e 23 mil eleitores.

Adriana orienta os eleitores a não usar álcool gel para limparem as mãos antes da votação, pois a gordura natural dos dedos facilita a leitura da biometria. Também é preciso ter atenção para não colocar o dedo de lado ou encostar somente a ponta, já que a urna capta 16 pontos da digital do eleitor. Para facilitar a leitura, os eleitores podem passar o dedo na testa para aumentar a oleosidade.

Moradora de Niterói, a jornalista Thamyres Dias, 27 anos, pretende ser uma das primeiras a votar para evitar surpresas. No primeiro turno, ela esperou cerca de duas horas na fila. "Na minha seção, a urna foi substituída três vezes porque travava com a biometria. Planejo chegar bem cedo dessa vez para tentar ser uma das primeiras a votar e evitar os transtornos."

Já o professor Carlos Manhães, 40 anos, afirmou estar tranquilo e otimista para o segundo turno na cidade. "Foi tudo muito bem. Não enfrentei problemas. Estou com a expectativa de que vai dar tudo certo."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos