Derrotado no RS, Tarso fala em "transição de altíssimo nível"

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

  • Donaldo Hadlich/Frame/Estadão Conteúdo

    O governador o RS, Tarso Genro, perdeu a disputa para José Ivo Sartori

    O governador o RS, Tarso Genro, perdeu a disputa para José Ivo Sartori

O governador e candidato à reeleição no Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT) afirmou neste domingo (26) que fará uma "transição de altíssimo nível" com o eleito José Ivo Sartori (PMDB). Ao mesmo tempo, fez séries críticas ao que chamou de "golpismo midiático" na eleição presidencial.

Tarso fez as afirmações no diretório do partido. Ele parabenizou seu sucessor e agradeceu à militância. O petista deixou claro, porém, a posição do partido na Assembleia Legislativa gaúcha a partir de 2015.

"Está demonstrado que a maioria do povo gaúcho queria mudanças. É isso que está sendo visto nesta votação, que derrotou nosso projeto de transformação". E completou: "Nós trataremos esse [novo] governo com respeito. Mas seremos oposição." 

Fonte: TSE

"Faremos uma transição de altíssimo nível. Colocaremos à disposição todos os servidores e informações necessários para o próximo governo. Daremos uma amostra de responsabilidade pública", salientou Tarso.

Sobre a série de denúncias que o governo federal sofreu na última semana, Tarso foi enfático.

"Eu falei há 20 dias que estava em andamento um golpismo midiático que poderia, inclusive, atrapalhar as eleições nacionais. No Rio Grande do Sul tivemos uma cobertura respeitosa e séria. Mas esse golpismo estava em andamento e foi processado durante o dia de hoje com a distribuição das capas da revista "Veja". Essa verdadeira conspiração política antidemocrática estava em curso, e tinha por trás grandes empresários do capital financeiro descontentes com o governo [da presidente Dilma Rouseff]."

Reportagem de capa da revista desta semana afirma que o doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato, teria dito em depoimento que Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabiam do esquema de desvio de dinheiro público da Petrobras.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos