Candidato a deputado que recebeu só 6 votos em 2014 será senador pelo DF

Bruna Borges

Do UOL, em Brasília

  • Reprodução/TSE

Com a eleição de Rodrigo Rollemberg (PSB) ao governo do Distrito Federal, o suplente Hélio José (PSD) assumirá a vaga do pessebista no Senado.

Nas eleições de 2014, Hélio José foi candidato a deputado distrital, mas recebeu apenas seis votos e não foi eleito. Agora, será senador da República até 2018 --quando se encerra o mandato de oito anos dos senadores eleitos em 2010

O ex-diretor da CUT Hélio José da Silva Lima, 54, era do PT quando entrou na chapa que elegeu Rodrigo Rollemberg ao Senado, em 2010. Hoje, ele pertence ao PSD e será o quarto senador do partido em 2015, com os eleitos Omar Aziz (AM) e Otto Alencar (BA), além de Sérgio Petecão (AC), que tem mandato até 2019. 

Logo depois da vitória nas eleições de 2010, Hélio José deixou o PT para se filiar ao PSD. Durante o pleito de quatro anos atrás, se envolveu em uma polêmica com o titular após Rollemberg acusá-lo de pedofilia --processo que foi arquivado na Justiça. Hoje, novo senador não tem nenhuma pendência judicial.

Agora, Hélio José diz que "nunca houve entrevero" com o governador eleito, cuja coligação o PSD fez parte. "Não foi o Rollemberg [que fez a acusação]. O PT que quis me corromper e me tirar da suplência de Rollemberg e por isso essa mentira toda surgiu, mas nunca existiu. Ele [PT] quis me corromper com uma quantia alta e cargos no Executivo. À época Rollemberg apenas pediu para apurar", afirmou, em entrevista ao UOL antes da eleição deste domingo (26).

A acusação de pedofilia ressurgiu na campanha de 2014 após Jofran Frejat (PR), rival de Rollemberg no segundo turno, citar o caso. "Já abrimos sete processos contra o Frejat por denunciação caluniosa, na Justiça Eleitoral e comum. Ele sabe que é uma mentira", diz.

Hélio José afirma que foi fundador do PT e esteve no partido por 32 anos, 20 deles como membro da Executiva Nacional, e em quatro exercendo a função de tesoureiro. Segundo ele, a mudança para o PSD ocorreu porque o PT "desvirtuou do rumo na época do mensalão".

"Sou um dos fundadores do PSD no DF, nossa expectativa como senador é contribuir para que nosso governador tenha um excelente mandato. Meus projetos são focados em movimentos sociais e terão contas abertas e transparentes. Vou lutar pelo direito a moradias e direito a transporte e saúde. Terei uma atuação mais voltada aos menos favorecidos, buscar recursos nessa linha, melhoria nas escolas, recuperar o parque imobiliário de Brasília. E quero atuar com micro e pequena empresa", declara.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos