Apesar da reeleição de Dilma, PT sofre sua maior derrota em SP

Do UOL, em São Paulo

  • Pedro H. Tesch/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo

    Dilma Rousseff (PT), presidente reeleita, manda beijo para uma criança durante ato de campanha

    Dilma Rousseff (PT), presidente reeleita, manda beijo para uma criança durante ato de campanha

Apesar da reeleição de Dilma Rousseff para mais quatro anos como presidente da República neste domingo (26), o PT sofreu nestas eleições sua pior derrota no Estado de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país.

Com apenas 36% dos votos válidos, a petista não conseguiu atingir a média de desempenho do PT entre os paulistas e perdeu o segundo turno por uma diferença de quase 7 milhões de votos. Nas últimas três eleições, o pior resultado do partido havia sido em 2010, quando Dilma conseguiu 46% no segundo turno das eleições.

Já Aécio Neves teve o melhor desempenho histórico do PSDB no Estado. Neste domingo, ele atingiu 64% dos votos, desempenho superior aos de Serra e Alckmin, que foram governadores de SP antes de se candidatarem à Presidência.

Natural de Minas Gerais, Aécio foi o primeiro candidato não paulista desde FHC (nascido no RJ e que fez carreira política em SP), a disputar a Presidência pelo PSDB.

Historicamente, o PT encontra resistências no eleitorado paulista. Exceção feita a 2002, quando Lula conseguiu vencer Serra, o partido sempre foi derrotado no Estado, que tem cerca de 32 milhões de eleitores.

Além da derrota na disputa presidencial, o PT perdeu relevância em São Paulo nos demais cargos que foram disputados nas eleições deste ano.

O candidato ao governo do Estado, Alexandre Padilha, teve a pior votação do partido em 16 anos. O eleito, já no primeiro turno, foi Geraldo Alckmin (PSDB). A vitória de Alckmin amplia o domínio tucano no Estado. Desde 1994, quando Mário Covas foi eleito, um representante do PSDB está à frente do Palácio dos Bandeirantes.

O PT também perdeu a disputa por uma vaga no Senado. Eduardo Suplicy, que desde 1990 representava os paulistas no Congresso, foi derrotado por José Serra (PSDB), ex-governador do Estado.

Mas nem só nos cargos majoritários os petistas perderam relevância. Neste ano, o PT conseguiu eleger em SP 10 deputados federais, ante os 16 de 2010. Já na Assembleia Legislativa paulista, o número de petistas que irão fazer oposição a Alckmin caiu de 22, em 2010, para 14.

Campanha presidencial 2014
Campanha presidencial 2014

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos