Aécio critica pesquisas e diz que campanha foi 'a mais sórdida já feita'

Vinícius Segalla

Do UOL, em Belo Horizonte

Em entrevista coletiva na manhã deste domingo (26), o senador e candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) disse que a campanha eleitoral deste ano ficará marcada por ter sido "a mais sórdida" já feita, referindo-se aos seus adversários. As declarações foram dadas depois que Aécio votou na escola estadual Governador Milton Campos, no bairro de Lourdes, região centro-sul de Belo Horizonte.

"Ficará marcada como a mais sórdida campanha já feita", disse o tucano. O senador afirmou que está confiante, mas se "considera um vitorioso" independente dos resultados das urnas.

Veja como Aécio Neves votou em Belo Horizonte

Aécio também criticou as pesquisas eleitorais recentes, que colocam Dilma Rousseff como favorita. "No primeiro turno elas falharam muito. Querendo ou não exerce uma certa influência no voto", disse. "Vamos dar a eles uma chance a mais de acertarem", disse, referindo-se ao segundo turno.

Após um processo eleitoral que dividiu o país, Aécio afirmou que, se for eleito, seu objetivo será unir o país. "Minha primeira missão é promover a união nacional. As divisões que a outra candidata apresentou ao país são artificiais. São terrorismo eleitoral para se manter no poder. Eu me vejo em condições de promover o entendimento. A melhor forma de fazer isso é manter os meus compromissos de campanha, ampliando os programas sociais, governando para os que mais precisam. Eu estou pronto para ser o presidente da união nacional."

O candidato afirmou ainda que essas eleições terão duas marcas antagônicas. "A primeira, muito triste para a história da poítica brasileira, é a forma como o PT tratou seus adversários para se manter no poder. A outra marca é a oposta: a de valorização da democracia. O Brasil acordou, foi às ruas para dizer que não aceita a forma como o PT governa o país."

Aécio vota onde Dilma estudou

O senador votou por volta de 10h30, acompanhado da mulher, Letícia Weber, que vota no mesmo colégio, e do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB). Houve muito tumulto durante a votação do presidenciável. O vidro da seção eleitoral foi quebrado durante o empurra-empurra entre profissionais de imprensa. Um cinegrafista chegou a se cortar.

A presidente e adversária de Aécio Dilma Rousseff (PT) estudou e iniciou sua militância política na escola em que o tucano votou.

O candidato cumprimentou duas vezes cada um dos mesários --todos usavam roupas azuis--, gastou cerca de oito segundos na cabine de votação e posou para fotos com a mulher. Antes de votar, declarou-se tranquilo. "Dormi bem. Estou tranquilo."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos