Indeciso é mulher de baixa renda, pouca escolaridade e mais de 45 anos

Do UOL, em São Paulo

Apesar de a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), ter ampliado a vantagem sobre o senador Aécio Neves (PSDB) nas pesquisas eleitorais, o voto dos indecisos pode ser decisivo em uma eleição tão disputada quanto a atual.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (23), Dilma está com 48% das intenções de votos, contra 42% de Aécio --considerando os votos válidos, a petista tem 53% contra 47% do tucano. De acordo com a pesquisa, 5% pretendem votar em branco ou anular e outros 5% estão indecisos.

Entre as mulheres, o percentual de indecisos sobe para 7% do eleitorado, contra 3% entre os homens.

A proporção dos que não sabem em quem votar aumenta conforme a idade. Na faixa entre 16 e 24 anos, apenas 4% declararam-se indecisos. Entre os possuem entre 25 e 34 e entre 35 e 44, o percentual sobe para 5%. Já entre os que possuem de 45 a 59 anos ou mais de 60, 6% estão indecisos.

Pelo critério de escolaridade, dos que completaram o fundamental, 7% declararam-se indecisos, contra 3% dos que possuem superior completo. Entre os eleitores com renda familiar de até 2 salários mínimos, 6% não sabem em quem votar –entre os com renda superior a dez salários o patamar é de 3%.

Considerando as regiões, o Norte é a que possui o maior percentual de indecisos (8%). O menor patamar está no Nordeste (4%).

Ibope

Já de acordo com a pesquisa Ibope, também divulgada na quinta (23), Dilma tem 49% das intenções contra 41% de Aécio, com 7% dos eleitores dispostos a anular ou votar em branco e 3% indecisos --em votos totais, Dilma tem 54% contra 46% de Aécio.

O percentual de indecisos sobe para 5% no eleitorado feminino e cai para 2% entre os homens. Considerando as faixas de idade, o grupo que concentra mais indecisos é o de mais de 55 anos (5%). As faixas de 16 a 24, 25 a 34 e 35 a 44 anos possuem 3% de indecisos cada. Entre os que têm de 45 e 54 anos, 4% estão indecisos.

Na pesquisa do Ibope, a maior proporção de indecisos está nas regiões Sudeste e Sul (5% cada). O Nordeste, com apenas 1% de indecisos, possui a menor proporção.

Campanha presidencial 2014
Campanha presidencial 2014

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos