Carioca aproveita a balada para assistir o último debate antes da eleição

Leandro Prazeres

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Leandro Prazeres/UOL

    Cariocas acompanham debate em telão montado na Lapa, reduto boêmio da cidade

    Cariocas acompanham debate em telão montado na Lapa, reduto boêmio da cidade

Parte dos boêmios da Lapa, no Rio de Janeiro, trocou o samba, o funk e o futebol por política na noite da sexta-feira (24). Em diversos bares do tradicional reduto da malandragem carioca exibiram o debate realizado pela "TV Globo" entre os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).

Na rua Gomes Freire, o bar Vaca Atolada dedicou todo o seu segundo andar para um grupo de militantes petistas que lotou o local para assistir ao debate. O clima era semelhante ao de um jogo de futebol. A cada resposta de Dilma, a "torcida" vibrava. Quando era a vez de Aécio Neves (PSDB) falar, as vaias eram inevitáveis.

  • 36648
  • true
  • http://eleicoes.uol.com.br/2014/enquetes/2014/10/25/na-sua-opiniao-quem-venceu-o-ultimo-debate-antes-do-segunto-turno-da-eleicao-presidencial.js

O blogueiro Alexandre Cesar Costa Ferreira, militante do PT, instalou uma webcam no local para 'transmitir' o debate. Com um microfone, ele fez comentários durante o debate enquanto a torcida assistia à televisão.

"Eu tenho mais de 400 pessoas conectadas aqui. A gente aproveitou que o dono do bar é meu conhecido e convidamos alguns colegas para assistir o debate aqui", afirmou Alexandre.

A estudante universitária Gabriela Pereira, 24, diz que o clima em relação às eleições a levou a deixar, pelo menos por algumas horas, a balada em segundo plano.

"Não tinha como perder esse debate. Tem muita coisa em jogo. O clima está gostoso. Parece Copa do Mundo", disse Gabriela.

O comerciante João Pedro de Amorim, 32, se dividia entre o debate e samba de raiz do bar Vaca Atolada. Durante o primeiro bloco, ele se espremeu entre militantes petistas para assistir ao embate entre Dilma e Aécio. No intervalo, ele desceu para o primeiro andar, onde o samba continuava.

"Tem que aproveitar um pouco dos dois. Tem hora pra coisa séria e tem hora pra um pouco de curtição", afirmou.

A poucos metros dali, em um calçadão entre as ruas Mem de Sá e Riachuelo, em frente aos Arcos da Lapa, o ambiente não era "controlado" por militantes petistas. Um telão e caixas de som foram montados no local para os boêmios assistirem ao debate.

Sozinha em uma mesa, estava a analista de sistemas Isabel Ramos, 45. Ela disse que havia saído de casa para aproveitar a noite com amigas e gostou de encontrar um telão para assistir ao debate. "Eu queria assistir, mas já estava tarde para voltar pra casa. Assim, eu faço um pouco dos dois", afirma.

Isabel diz que, originalmente, seu voto irá para o tucano Aécio Neves, mas ela disse que poderia mudar seu voto dependendo do desempenho dos candidatos no debate. 

"Não me incomodo de ter mais petistas por aqui. O importante é a gente aproveitar essa oportunidade de definir o nosso voto", disse.

Além da Lapa, outro ponto que concentrou boêmios para assistir ao debate foi a Vila Mimosa, localizada na região da Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio. Por lá, um equipamento projetou o debate em uma parede e as pessoas se sentaram no meio da rua. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos