Reportagem de "Veja" é caluniosa e difamatória, diz presidente do PT

Leandro Prazeres

Do UOL, no Rio

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, classificou como "jornalismo nojento" a reportagem publicada pela revista "Veja" desta semana sobre um suposto depoimento em que o doleiro Alberto Youssef teria afirmado que a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Lula sabiam do esquema de desvio de dinheiro da Petrobras. Falcão disse que o PT acionou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Ministério Público contra a divulgação da matéria e que vai entrar com pedido de indenização contra a revista e o doleiro.

"Jornalismo de esgoto, matéria sem fonte, mentirosa, caluniosa e difamatória", disse Falcão sobre a reportagem. Falcão questionou a veracidade das declarações supostamente dadas por Youssef e que teriam sido obtidas pela Veja. "O próprio advogado do delator, ouvido pelos jornais, disse que nunca ouviu falar daquilo. É uma matéria com delegado fantasma, com depoente cuja suposta declaração é desmentida pelo próprio advogado do depoente", afirmou.

O pedido do PT no TSE foi negado.

Rui Falcão disse não acreditar que o candidato Aécio Neves (PSDB) vá usar o conteúdo da reportagem publicada pela revista "Veja" durante o debate realizado pela Rede Globo nesta sexta-feira (24). "Acredito que seria temeridade o candidato recorrer a uma reportagem desse tipo (...) Acho que ele só tende a perder se ele fizer, mas se ele vier, nós teremos resposta para tudo", afirmou.

Falcão minimizou o impacto que as denúncias feitas pela revista possam ter sobre o eleitorado a dois dias das eleições. "Eu não acredito porque, primeiro é uma matéria totalmente falsa, e segundo proque nas eleições, na medida em que se aproxima o dia do voto, toda quanto é denúncia tem uma credibilidade menor", disse o presidente do PT.
 
O petista disse que entrou o partido entrou com ações para impedir que a reportagem seja reproduzida em outdoors , televisão ou rádio por entender que isso seria uma 'interferência' no processo eleitoral. Além disso, o presidente do PT disse que o partido pediu direito de resposta contra a revista. Falcão afirmou que irá processar Alberto Youssef pelas declarações.

Ainda sobre o debate, Falcão disse que Dilma não deverá adotar uma postura defensiva durante o encontro que terá com Aécio na noite desta sexta-feira. "Ela nunca tomou iniciativa (de atacar), mas se for ofendida, vai responder com altivez", disse Rui Falcão.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos