Ibope: No RS, Sartori tem 59% das intenções de votos, contra 41% de Genro

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PMDB ao governo do Rio Grande do SulJosé Ivo Sartori (PMDB), lidera a disputa para o governo do Estado com 59% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope divulgada na noite desta sexta-feira (24).

O candidato à reeleição pelo PT, Tarso Genro, tem 41% da preferência do eleitorado, considerando apenas os votos válidos. No levantamento anterior, publicado em 21 de outubro, Sartori aparecia com 59%, conta 41% do petista.

Levando em conta os votos totais --que incluem brancos, nulos e indecisos--, Sartori tem 53% contra 37% de Tarso. Brancos e nulos somam 6%, enquanto os indecisos são 4%.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre 22 e 24 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi contrata pelo Grupo RBS, e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo RS-00035/2014.

1º turno

Em terceiro lugar desde o começo da campanha, Sartori surpreendeu, passou a senadora Ana Amélia Lemos (PP), e conseguiu avançar para o segundo turno com Tarso Genro. A ascensão do candidato do PMDB, ex-prefeito de Caxias do Sul (RS), causa uma reviravolta na eleição, até então polarizada entre Ana Amélia e Tarso.

Sartori obteve 40,4% dos votos válidos contra 32,6% de Genro e 21,8% de Ana Amélia

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos