Dilma e Aécio trocam acusações pela responsabilidade da falta de água em SP

Do UOL, em São Paulo

  • Eduardo Anizelli/Folhapress

    Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) preparam-se no estúdio da Globo

    Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) preparam-se no estúdio da Globo

falta de água em São Paulo e a corrupção foram os temas usados pelos candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) para trocar ataques no terceiro bloco do debate da "TV Globo" nesta sexta-feira (24). Dilma disse que em São Paulo faltou planejamento na crise da água. Aécio citou o caso do mensalão, que levou para a cadeia parte da cúpula do PT.

  • 36648
  • true
  • http://eleicoes.uol.com.br/2014/enquetes/2014/10/25/na-sua-opiniao-quem-venceu-o-ultimo-debate-antes-do-segunto-turno-da-eleicao-presidencial.js

No começo do bloco, Aécio questionou se a petista achava "adequada" a pena imposta ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado no caso do mensalão a uma pena de sete anos e 11 meses de prisão.  Em resposta, Dilma afirmou que o mensalão tucano, de 1998, sequer foi a julgamento.

"O senhor Eduardo Azeredo (ex-deputado e ex-governador mineiro pelo PSDB) pediu renúncia do seu cargo para o processo voltar para a primeira instância. Há uma diferença expressiva. Houve o julgamento do mensalão ligado ao meu partido.  É necessário dizer que eles foram condenados estão na cadeia. No entanto, o mensalão do seu partido, não teve nem condenados, nem punidos."

Falta de água

Dilma então atacou um ponto sensível do PSDB em São Paulo e falou sobre a falta de água no Estado. Para ela, faltou planejamento por parte do governo paulista de Geraldo Alckmin (PSDB).

"Quem não planeja, candidato, não consegue enfrentar os desafios que ocorreram, principalmente em um governo. Eu queria saber como é que o senhor enxerga essa questão da água em São Paulo. Houve ou não houve falta de planejamento?", perguntou ela. Segundo Aécio, a responsabilidade é do governo federal. "Certamente que houve [falta de planejamento], candidata, e, segundo o TCU (Tribunal de Contas da União) do seu governo, não é apenas em São Paulo. Em todo o Sudeste há ausência de água. E a senhora sabe muito bem, nós tivemos a maior crise hídrica dos últimos 80 anos. O governo de São Paulo, diferente do governo federal, buscou fazer o que estava a suas mãos. O eleitorado de São Paulo, a população de São Paulo, decidiu quem estava com a razão", disse ele, se referindo à reeleição de Alckmin.

Dilma lembrou que a responsabilidade sobre a água é do Estado. "Nós somos parceiros do projeto do São Lourenço, que é o único que o Governo do Estado apresentou. Nós demos o dinheiro para fazer o projeto. E estamos financiando R$ 1,8 bilhão".

Em um momento de descontração, a petista citou o humorista José Simão, blogueiro do UOL e colunista da Folha de S.Paulo. "Eu vou concordar com o humorista José Simão. Vocês estão levando o Estado para ter um programa "Meu Banho Minha Vida", é isso que vocês conseguiram", disse ela.

Aécio insistiu que São Paulo não teve parceria da ANA (Agência Nacional de Águas). "Ela não estava aqui planejando? Esse aparelhamento da máquina pública é a face mais perversa do seu governo e do governo anterior [de Luiz Inácio Lula da Silva]. Os técnicos são substituídos por apadrinhados políticos. Não foram ali colocadas pessoas pela sua qualificação, mas por sua indicação, faltou parceria do governo federal nessa questão", disse ele.

Outros debates e pesquisas

Este é o quarto debate entre Dilma e Aécio no segundo turno das eleições presidenciais. O primeiro foi realizado pela Bandeirantes, no último dia 14. O segundo, promovido pelo UOL, "Folha de S. Paulo" e SBT, ocorreu no dia 16 e ficou marcado pela agressividade dos dois candidatos.

O baixo nível da discussão repercutiu negativamente, e os dois candidatos baixaram o tom no debate do dia 19, organizado pela TV Record.

Às vésperas do segundo turno, Dilma ampliou a vantagem sobre Aécio nas pesquisas. No levantamento do Datafolha, divulgado nessa quinta-feira (23), Dilma tem 53% das intenções contra 47% de Aécio, considerando apenas os votos válidos. Pesquisa Ibope também divulgada ontem aponta a petista com 54% das intenções contra 46% do tucano.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos