menu

UOL Eleições 2014

Manifesto UOL nas eleições: # Informação Contra o Achismo


No Rio Grande do Sul, TRE barra propagandas de Sartori e Tarso

Do UOL, em Porto Alegre

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio Grande do Sul proibiu nesta peças de campanha de serem veiculadas dos candidatos no segundo turno, Tarso Genro (PT) e Ivo Sartori (PMDB).

O tribunal determinou a retirada de inserções do PMDB com o que determinou serem ataques pessoais a Tarso. Nas peças, Sartori usa palavras como "mentiroso", "desequilibrado", "fanático", "alucinado" e "manipulador", referindo-se ao adversário petista.

"É uma liminar que vai a julgamento amanhã. Vamos apresentar a defesa e o pleno vai julgar. Mas acredito que o TRE vai seguir a linha que vem adotando de não interferir no processo, de beneficiar uma candidatura e prejudicar a outra", disse o advogado da coligação de Sartori, Milton Cava.

Ainda na noite dessa quarta, a juíza Lusmary Fátima Turelly da Silva deferiu liminar considerando irregulares as propagandas de rádio e TV de Tarso, as quais reproduzem trecho de uma entrevista de Satori ao portal "Terra". Na ocasião, o candidato faz um trocadilho entre o "piso" do magistério e "piso" de obra. A magistrada ordenou ainda multa de R$ 2.000 caso a coligação desrespeite a liminar.

"A nossa peça foi proibida por uma questão técnica, porque não se pode utilizar recurso de computação gráfica. A propaganda não está distorcida. Já a do Sartori, o tribunal entendeu ser agressiva, que realmente ataca Tarso", disse o coordenador geral da campanha petista no RS, Carlos Pestana. 

Veja também

Mais comentários