Violência no Rio

Por segurança, TRE-RJ altera cinco locais de votação em favela de Bangu

Do UOL, no Rio

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) informou que a juíza da 24ª zona eleitoral, Paula Fernandes Machado de Freitas, determinou na noite de segunda-feira (20) a alteração de cinco locais de votação na favela Vila Aliança, situada em Bangu, na zona oeste da capital fluminense. Segundo a magistrada, a transferência tem o objetivo de facilitar a logística de segurança.

A Vila Aliança é uma das favelas cariocas cujas bocas de fumo são controladas pela facção TCP (Terceiro Comando Puro). O tráfico de drogas na região é chefiado, segundo a polícia, por Rafael Alves, o "Peixe", foragido da Justiça. O Disque-Denúncia oferece recompensa de R$ 20 mil por informações que levem à captura do acusado, o maior valor oferecido pela instituição.

Divulgação/Disque-Denúncia
Peixe seria o chefe do tráfico de drogas da Vila Aliança, em Bangu, na zona oeste do Rio, e ligado à facção criminosa Terceiro Comando Puro

"Os novos locais onde as seções eleitorais vão ser instaladas oferecem vantagens de logística, como acesso fácil, melhor estrutura e distribuição racional do aparato de segurança", informou o TRE-RJ, em nota.

Reportagem do jornal "Extra" publicada nesta terça (21) relaciona a decisão da juíza Paula Fernandes Machado de Freitas à presença de traficantes armados no entorno dos locais de votação. No total, nas cinco escolas públicas cujas seções eleitorais foram transferidas, votariam 29.384 eleitores.

Ainda de acordo com o jornal, a decisão da magistrada levou em conta um vídeo, que circulou pelas redes sociais em março deste ano, antes da Copa do Mundo, com imagens de um jogo de futebol entre duas equipes de traficantes da Vila Aliança.

Vestidos com uniformes da Seleção Brasileira, eles atiram com metralhadoras para o alto durante aproximadamente meio minuto como forma de comemorar de um gol.

Confira os novos locais de votação na Vila Aliança

As seções antes situadas no CIEP Olof Palme e na Escola Municipal Marieta Cunha da Silva passaram para a Unisuam, localizada no Bangu Shopping, na rua Fonseca, 240, em Bangu.

As seções antes situadas na Escola Municipal Edison Carneiro passaram para o colégio João Paulo 1º, na avenida Ministro Ari Franco, 608, em Bangu.

As seções antes situadas na Escola Municipal Sampaio Corrêa passaram para a Igreja de São Lourenço, na avenida Ministro Ari Franco, 850, em Bangu.

As seções antes situadas na Escola Municipal Rubem Berta passaram para a Escola Municipal Henrique Magalhães, na rua da Fábrica, 235, em Bangu --atrás da lona cultural do bairro.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos