Lula volta a atacar Aécio: "Dilma não baixou a cabeça nem para torturador"

Leandro Prazeres

Do UOL, em Goiana (PE)

Campanha presidencial 2014
Campanha presidencial 2014

O ex-presidente Lula (PT) voltou a atacar o candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves, durante um discurso realizado em Goiana, cidade na Zona da Mata de Pernambuco, nesta terça-feira (21). Lula criticou o fato de Aécio ter chamado Dilma de "mentirosa" durante debate realizado na última quinta-feira (16) pelo UOL, SBT e Jovem Pan.

"Eu fico me perguntando: será que ele teria coragem de fazer as grosserias que ele faz com você [Dilma] se fosse um homem que estivesse na frente dele? Teria?", perguntou Lula durante um comício realizado no final da tarde no município, que fica a pouco mais de 60 quilômetros de Recife.

Lula voltou a chamar Aécio Neves de mal-educado por conta das declarações que o tucano fez durante o debate. "Às vezes, eu fico incomodando quando eu vejo um debate na TV e o adversário fica ofendendo [Dilma], fica chamando de mentirosa e leviana (…). Só pode fazer isso alguém que não aprendeu educação no berço, com sua mãe ou com seu pai", atacou Lula.

O petista ainda insinuou uma comparação do tucano com torturadores. "Ele [Aécio] gritou com ela achando que ela ia se amofinar. Ele não percebe que ela já ficou diante de gente mais dura do que ele. Ela já ficou diante de gente que era torturador e ela não baixou a cabeça. E ela sabe que ela não tem que responder a ele por cada acusação."

Lula também criticou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), desta vez, sem citar nomes, mas referindo-se à entrevista que o tucano deu ao UOL na qual ele disse que o PT havia crescido nos "grotões" do Brasil e teria a maior parte de seus votos oriunda de eleitores menos instruídos.

"Houve alguém que já foi presidente da República deste país, um senhor muito estudado, professor da USP, que depois das eleições disse que a companheira Dilma só tinha ganho no Norte e no Nordeste porque o povo do Norte e do Nordeste não tinha formação (…) Nós temos que dizer (…) que a gente tem tanta formação que resolveu nunca mais votar num tucano pra governar o nosso país", disse o ex-presidente Lula.

Lula participou de um comício em Goiana junto com a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), o senador Humberto Costa (PT-PE) e o candidato derrotado ao governo de Pernambuco Armando Monteiro (PTB).

Dilma e Lula participarão de uma caminhada e um comício em Recife. Será o quarto evento de Dilma em Pernambuco no mesmo dia. Pela manhã, ela esteve em Petrolina. No começo da tarde, ela visitou uma montadora no município de Goiana, de onde ela partiu para um comício no centro da cidade.

A caminhada e o comício em Recife encerram a agenda de Dilma em Pernambuco, único Estado do Nordeste onde Dilma não venceu no primeiro turno das eleições presidenciais. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos