Ibope: Sartori (PMDB) mantém liderança no RS com 59%; Genro (PT) tem 41%

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PMDB ao governo do Rio Grande do SulJosé Ivo Sartori (PMDB), mantém a liderança na disputa para o governo do Estado com 59% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça-feira (21).

O candidato à reeleição pelo PT, Tarso Genro, tem 41% da preferência do eleitorado, considerando apenas os votos válidos. No levantamento anterior, publicado em 17 de outubro, Sartori aparecia com 60%, conta 40% do petista.

Levando em conta os votos totais --que incluem brancos, nulos e indecisos, Sartori tem 53% contra 37% de Tarso. Brancos e nulos somam 7%, enquanto os indecisos são 3%.

Rejeição e avaliação

A pesquisa também apurou o índice de rejeição dos candidatos. Ao todo, 34% dos eleitores afirmaram que não votariam de jeito nenhum no petista. Sartori é rejeitado por 22% dos entrevistados. Outros 30% disseram que poderia votar em ambos e 14% não sabem ou não responderam.

Os eleitores também avaliaram a gestão de Tarso Genro no governo do Rio Grande do Sul. Enquanto 5% dos entrevistados o avaliaram como ótimo, outros 33% o consideraram bom. Os que julgam a administração do petista  regular somam 34%. Outros 17% dos ouvidos consideram a administração "ruim" e 8%, "péssima". Ao todo, 3% não sabem ou não responderam. 

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre 18 e 20 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi contrata pelo Grupo RBS, e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo RS-00031/2014.

1º turno

Em terceiro lugar desde o começo da campanha, Sartori surpreendeu, passou a senadora Ana Amélia Lemos (PP), e conseguiu avançar para o segundo turno com Tarso Genro. A ascensão do candidato do PMDB, ex-prefeito de Caxias do Sul (RS), causa uma reviravolta na eleição, até então polarizada entre Ana Amélia e Tarso.

Sartori obteve 40,4% dos votos válidos contra 32,6% de Genro e 21,8% de Ana Amélia

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos