Ibope: no DF, Rollemberg tem 57% e Frejat 43% dos votos válidos

Do UOL, em Brasília

Se as eleições para o segundo turno fossem hoje, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB) venceria a disputa pelo governo do Distrito Federal com 57% dos de votos válidos, aponta pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (21). Jofran Frejat (PR) tem 43% e perderia o pleito.

A pesquisa mostra que a diferença entre os dois diminuiu em relação à ultima contagem realizada pelo Ibope. No levantamento divulgado em 13 de outubro, Rollemberg aparecia na frente com 60% dos votos válidos, contra 40% de Frejat.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo.

Para o cálculo dos votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em todo o Distrito Federal entre os dias 18 e 20 de outubro. O levantamento foi registrado no TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) com o número DF-00085/2014. O nível de confiança é de 95%.

Eleições 2014 no Distrito Federal
Eleições 2014 no Distrito Federal

Votos totais

Na contagem de votos totais, Rollemberg teria 48% das intenções de votos e Frejat, 36%. Brancos e nulos somaram 11% e 5% dos entrevistados não souberam ou não responderam em quem votariam.

No levantamento anterior, Rollemberg tinha 52% e Frejat, 35%.

O Ibope também mediu a taxa de rejeição dos dois candidatos. Entre os entrevistados 41% afirmou que não votaria de jeito nenhum em Frejat. Rollemberg tem 29% de taxa de rejeição.

Não souberam ou não responderam 13% dos eleitores e 22% deles afirmaram que poderiam votar nos dois.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos