Violência no Rio

Governo do Rio reforçará segurança em UPPs para eleições a partir de sexta

Da Agência Brasil, no Rio

A partir de sexta-feira (24), mil policiais militares reforçarão as áreas das 37 UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) existentes na cidade do Rio de Janeiro. O aumento no efetivo, segundo a assessoria da CPP (Coordenadoria de Polícia Pacificadora), acontecerá devido ao segundo turno das eleições, no domingo (26). O órgão informou que os policiais permanecerão nas comunidades até a manhã de segunda-feira (27).

Segundo o Ministério da Defesa, as Forças Armadas também estarão em operação durante as eleições. No Complexo da Maré, zona norte do Rio, cerca de 3.000 militares do Exército e do Corpo de Fuzileiros Navais, que atuam na comunidade desde 5 de abril, reforçarão a segurança para a "garantia da lei e da ordem" no domingo, como ocorreu no primeiro turno. As tropas federais permanecerão na Maré até o dia 31 de dezembro deste ano, quando a Polícia Militar implantará UPPs na região.

Por medida de segurança e para facilitar a votação, a juíza da 24ª Zona Eleitoral, Paula Fernandes Machado de Freitas, determinou a alteração de cinco locais de votação na Vila Aliança, em Bangu, zona oeste do Rio. De acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), os novos locais onde as seções eleitorais serão instaladas oferecem vantagens de logística, como acesso fácil, melhor estrutura e distribuição racional do aparato de segurança.

Os colégios desativados foram o Ciep Olof Palme e a Escola Municipal Marieta Cunha da Silva, que tiveram seções transferidas para a Faculdade Unisuam, no Shopping Bangu. Também foram desativadas as escolas municipais Edison Carneiro, Sampaio Corrêa e Rubem Berta. As seções foram transferidas, respectivamente, para o Colégio João Paulo I, para a Igreja de São Lourenço, ambas na Avenida Ministro Ari Franco, e para a Escola Municipal Henrique Magalhães, na Rua da Fábrica, todas instaladas no bairro de Bangu.

Violência no Rio de Janeiro em 2014
Violência no Rio de Janeiro em 2014

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos