Dilma e Aécio repetem perguntas e respostas em debates na TV; veja

Do UOL, em Brasília

Os candidatos à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) já elevaram o tom e depois evitaram ataques, mas repetiram várias perguntas e respostas nos debates eleitorais nas TVs no segundo turno.

Nos últimos três debates (da Band, do UOL/SBT/Jovem Pan e da Rede Record), os candidatos reciclaram temas já debatidos e até repetiram expressões de uma forma mais agressiva. No último encontro, Aécio e Dilma evitaram a troca de farpas na tentativa de conquistar mais eleitores, mas ainda assim utilizaram frases já usadas nos debates anteriores. 

Veja abaixo os temas mais repetidos pelos presidenciáveis:

Minas Gerais

Aécio usou os debates para fazer propaganda de seu governo em Minas Gerais (2003-2010), usando praticamente as mesmas frases. Veja:

No debate da Band: "A minha vida pública é uma vida honrada, candidata, eu deixei o governo de Minas com 92% de aprovação, porque nós transformamos o Estado com ética e com eficiência, candidata", declarou o tucano no debate da Band ao se dirigir a Dilma.

No debate UOL/SBT/Jovem Pan. "Eu sou candidato, com uma vida pública honrada, respeitada, por isso deixei o meu governo em Minas com 92% de aprovação."

No debate da Record: "Fiz um governo, candidata, que gostaria de fazer no Brasil, honrado, respeitando  direitos, e permitindo que Minas fosse um dos estados que mais crescesse durante todo aquele período."

Dilma também ressaltou seus laços com Minas nos debates: 

No debate UOL/SBT/Jovem Pan: "O senhor não é Minas Gerais, candidato. Eu nasci em Minas. Aliás, antes do senhor. Se é por isso, nasci bem antes do senhor. E quero dizer para o senhor que eu saí de Minas, candidato, não foi para passear no Rio de Janeiro. Eu saí de Minas porque fui perseguida. E é por isso que eu passei uma parte da minha juventude fora de Minas. E lamento muito".

No debate da Band. "Eu de fato saí de Minas Gerais, mas eu não saí a passeio, viu, senador. Eu saí porque eu fui perseguida pela ditadura militar."

Troca de acusações de corrupção

Aécio citou, em todos os debates do segundo turno, as denúncias de irregularidades na Petrobras.

No debate da Band: "Todos nós, brasileiros, acordamos cada dia surpresos com novas denúncias. Em relação a Petrobras é algo absolutamente inacreditável".

No debate do UOL/SBT/Jovem Pan: "Volto a falar de Petrobras. Porque já virou quase uma rotina nos nossos debates, a cada debate uma nova denúncia. De quem é a responsabilidade por tantos desvios de dinheiro público na Petrobras?".


No debate da Record: "Por que não se tomou a decisão de mudar essa diretoria lá atrás? Porque a ata do Conselho da Petrobras não diz isso, diz que seu Paulo Roberto renunciou ao cargo e foi, e recebeu do seu governo os agradecimentos pelos relevantes serviços prestados a ele. Quais são esses relevantes serviços prestados pelo seu Paulo Roberto?", indagou Aécio.

Dilma contestou as acusações e acusou irregularidades do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB):

No debate da Band: "Aonde estão todos os envolvidos com o caso Sivan? Todos soltos. Aonde estão todos os envolvidos na compra de votos durante a reeleição? Todos soltos. Onde estão os envolvidos na pasta rosa? Todos soltos. Aonde estão aqueles envolvidos no mensalão tucano, mineiro? Todos soltos. Aonde estão os envolvidos nos metrôs e na compra de trens de São Paulo? Todos soltos. O que eu não quero é isso, candidato, eu quero todos aqueles culpados presos, candidato, é essa a minha indignação e o senhor não enxerga", afirmou Dilma.

No debate do UOL/SBT/Jovem Pan: "Onde estão os corruptos, onde os corruptos da compra de votos para a reeleição? Todos soltos. Onde estão os corruptos do metrô de São Paulo, e dos trens? Todos soltos. Onde estão os corruptos da 'Pasta Rosa'? Todos soltos. Onde estão os corruptos do processo Sivan? Todos soltos. Onde estão os corruptos da privataria tucana? Aquela do limite da irresponsabilidade. Todos soltos."

No debate da Record: "Vocês não podem me responder onde estão os corruptos da 'Pasta Rosa', onde estão os corruptos da compra de votos para reeleição do presidente, onde estão os do processo Sivan, onde estão os corruptos dos trens e do metrô. Todos inteiramente soltos."

Aeroporto de Cláudio

A petista também questionou por mais de uma vez o tucano sobre o caso do aeroporto da cidade de Cláudio, que foi construído em uma fazenda de um tio de Aécio.

No debate da Band: "Eu gostaria de saber, candidato, como é que o senhor explica ter construído um aeroporto que na época custava 13,9 milhões, e que agora custa 18 milhões a preços de hoje, e que esse aeroporto foi construído num terreno de sua família, num terreno de um seu tio e a chave fica em poder dele".

No debate do UOL/SBT/Jovem Pan: "O governo de Minas tem de revelar uma informação que é como é que o aeroporto de Cláudio, que era um aeroporto pequeno, de 25, numa cidade de 25 mil habitantes, foi construído e foi construído dentro da fazenda do seu tio".

"Fracasso" do governo

Outro ponto repetido frequentemente por Aécio foi a afirmação de que o governo Dilma fracassou.

No debate da Band: "A senhora indo no mercado compra hoje a mesma coisa que comprava há seis meses atrás com o mesmo dinheiro? É claro que não compra. É preciso, candidata, ter humildade para admitir que vocês fracassaram na condução da política econômica".

No debate do UOL/SBT/Jovem Pan. "[Eu] me dirijo aos telespectadores para dizer em primeiro lugar que sou candidato à Presidência da República para encerrar um ciclo de governo que fracassou. Fracassou na condução da economia, que vai nos deixar como legado a inflação saindo de controle, o crescimento baixo, e uma perda crescente da credibilidade do país." 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos