No Rio, Dilma se divide entre Pezão e Crivella nesta segunda-feira

Leandro Prazeres

Do UOL, em São Paulo

  • Roberto Stuckert Filho/PR - 2.mar.2012 e Daniel Marenco/Folhapress - 12.set.2014

Um pé em cada canoa. A expressão normalmente atribuída ao PMDB e suas complexas divisões internas será vivida, na pele, pela presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), nesta segunda-feira (20). A candidata vai ao Rio de Janeiro e, em menos de seis horas, estará no palanque de Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Marcelo Crivella (PRB), adversários que disputam o governo do Rio de Janeiro.

A confirmação de que Dilma irá participar de eventos em dois palanques adversários foi feita na tarde deste domingo (19) pelo comando das campanhas de Pezão e Crivella.

O primeiro com quem Dilma vai se encontrar no Rio será o candidato Marcelo Crivella (PRB). Dilma irá a Nova Iguaçu, onde participará de uma carreata por volta das 10h.

Cerca de uma hora e meia depois, às 11h30, Dilma já tem encontro marcado com o candidato à reeleição ao governo do Estado, Luiz Fernando Pezão (PMDB). Dilma, Pezão e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), participarão de uma carreata na região de Bangu.

Fonte: TSE

A situação inusitada foi descrita por Dilma como 'especial'. No último sábado (18), Dilma não economizou elogios ao falar dos dois aliados.

"Eu tenho uma admiração sincera [por Pezão] e acho ele um excepcional gestor (…) em relação ao Crivella, eu tenho a mesma admiração porque o Crivella foi meu ministro da Pesca. Eu sei da dedicação dele (…) tenho por ambos uma relação especial", disse Dilma, que não comentou o fato de ter  se dividir entre palanques adversários.

As idas de Dilma ao Rio de Janeiro são vistas como fundamentais para a estratégia de seu comando de campanha. O Estado é o terceiro maior colégio eleitoral do Brasil com 12,1 milhões de eleitores.

A petista venceu Aécio e Marina no Estado no primeiro turno. Dilma obteve 35,62% dos votos, enquanto Aécio Neves (PSDB) ficou com 26,93% e Marina Silva (PSB), com 31,07%.

Mesmo com a vitória, o PT sabe que vai precisar se esforçar para conseguir manter a dianteira no Estado. Somados, os votos de Aécio e Marina somam 58%.

Apesar de ter tido o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) como aliado durante quase oito anos, o PT viu a campanha de Luiz Fernando Pezão, ex-vice governador de Cabral, 'flertar' com a candidatura de Aécio Neves (PSDB). A parceria ficou conhecida como 'chapa Aezão'.

Desde o início do segundo turno, Dilma evitou marcar posição a favor de Pezão ou de Crivella e a visita desta segunda-feira (20) deverá ser mais uma tentativa da petista se manter neutra na disputa.

De acordo com a última pesquisa Ibope divulgada no dia 16 de outubro, Pezão (PMDB) lidera as simulações de votos válidos com 54%, contra 46% de Marcelo Crivella (PRB).

As eleições no Rio tomaram um novo rumo na reta final do primeiro turno. O então candidato Anthony Garotinho (PR), liderou as pesquisas de intenção de voto durante quase toda a campanha, mas foi ultrapassado nas urnas por Pezão e Crivella.

Dilma deverá voltar ao Rio de Janeiro mais duas vezes nesta semana. Na quarta-feira (22), ela deverá cumprir agenda ao lado de Marcelo Crivella (PRB), e na sexta-feira (24), ela deverá participar do último debate entre presidenciáveis do segundo turno realizado pela Rede Globo.

Eleições 2014 no Rio de Janeiro
Eleições 2014 no Rio de Janeiro

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos