Dilma nega convite a Paulo Roberto Costa: "nunca foi da minha confiança"

Leandro Prazeres

Do UOL, em Florianópolis

A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT) negou, nesta sexta-feira (17), que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, tenha sido convidado para ocupar o cargo de ministro das Cidades em seu governo. "Ele nunca foi uma pessoa da minha confiança", disse Dilma. Conversas interceptadas pela Polícia Federal durante a investigação da operação Lava-Jato indicam que Costa pode ter sido convidado a ocupar o cargo.

A declaração foi dada durante entrevista coletiva realizada em Florianópolis, onde Dilma cumpriu agenda de campanha. "Eu não tenho a menor ideia de quem indicou ele. Eu não fui. Não fui quem indicou e nem fui eu quem nomeou, porque ele jamais foi ministro das Cidades no meu governo", disse Dilma.

A candidata também negou que tenha convidado Costa a ocupar o cargo. "Convidado, ele só pode ser por mim. No meu governo, convidado para ser alguma coisa, só pode ser por mim. Ele nunca foi uma pessoa da minha confiança", afirmou a candidata.

Paulo Roberto Costa é réu no processo que investiga o desvio de R$ 10 bilhões da Petrobras. Segundo depoimentos do ex-diretor, parte do dinheiro era dividida entre partidos da base aliada para abastecer caixas de campanha.

Dilma chegou a Florianópolis por volta das 9h desta sexta-feira (17). É a segunda vez que ela vai ao Sul do país no segundo turno. A primeira foi uma visita a Canoas, no Rio Grande do Sul na semana passada.

Em Florianópolis, Dilma teve uma reunião com aproximadamente 160 prefeitos do interior de Santa Catarina e um encontro com militantes.

A viagem a Santa Catarina é a primeira após o debate realizado pelo UOL, SBT e Jovem Pan, em que Dilma passou mal ao final do evento.

Segundo a assessoria de Dilma, ela teve um choque glicêmico. Enquanto dava uma entrevista após o debate, Dilma se desequilibrou e precisou ser amparada por uma repórter.

A ida de Dilma a Santa Catarina é uma tentativa da candidata de reverter a derrota que ela teve no Estado no primeiro turno. Dilma teve apenas 30,76% dos votos em Santa Catarina, contra 52,8% de Aécio Neves (PSDB) e 12,8% de Marina Silva. 

Debate

Sobre os ataques mútuos durante do debate realizado pelo UOL, SBT e Jovem Pan, Dilma disse que foi levada a fazê-los.

"Eu não estou tomando este rumo. Fui levada a este rumo. Acredito que os debates seriam melhores se fossem propositivos", disse Dilma.

Dilma disse ter propostas a apresentar, mas que não pode se 'furtar' ao debate. "Eu não posso me furtar ao debate que vier porque eu sou candidata. Eu não posso usar nenhum artifício para fugir das agressões", afirmou a candidata.

Dilma, que passou mal após o debate de ontem, disse já estar recuperada.

"Estou (bem). Essa é uma característica minha. Quando eu não como, eu geralmente passo mal. De fato, ontem, eu passei um tempo muito longo sem comer. Precisa de um açucarzinho", disse a presidente.

Mesmo dizendo estar recuperada, a campanha da candidata cancelou a agenda que ela teria no Rio de Janeiro neste sábado (18). Segundo a assessoria de Dilma, a agenda foi 'adiada' para a próxima segunda-feira (27) porque a presidente estava 'cansada'.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos