Aécio e Dilma trocam acusações de nepotismo

Do UOL, em São Paulo

Os candidatos à Presidência Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) trocaram acusações de nepotismo (emprego de parentes no serviço público) durante o primeiro bloco do debate promovido pelo UOL, SBT e Jovem Pan nesta quinta-feira (16). Dilma questionou Aécio sobre o emprego de sua irmã, Andrea Neves, no governo de Minas Gerais, no período em que ele foi governador (2003-2010). Aécio questionou o emprego do irmão de Dilma, Igor, no governo de Fernando Pimentel na Prefeitura de Belo Horizonte, no período de 2003 a 2006.

Dilma questiona nepotismo em MG; Aécio acusa o irmão da petista

"Minha irmã me ajudou muito, é figura extraordinária. Ela trabalhou no governo de Minas Gerais sem remuneração. Se a senhora conhecesse Minas Gerais, saberia o respeito que o Estado tem por ela", disse Aécio.

"A sua irmã e o meu irmão têm que ser regidos pela mesma, eles não podem estar no governo que nós estamos. O nepotismo, candidato, eu não criei. O nepotismo é uma decisão do Supremo Tribunal Federal. Toda sociedade brasileira sabe que dentro do Governo Federal e dentro do Governo do Estado de Minas não pode ter um irmão, uma irmã, um tio, três primos e três primas. O senhor tem de dar conta de todos, não só da sua irmã", respondeu Dilma.

Em seu Twitter, Pimentel disse que "Igor Roussef foi assessor especial na minha gestão em BH. Ele é advogado e trabalhou com regularidade e eficiência na prefeitura e na procuradoria do municipio".

Aécio contra-atacou e disse que Igor nunca compareceu para trabalhar na Prefeitura de Belo Horizonte. "A diferença é que minha irmã trabalhou muito e não recebeu, enquanto seu irmão recebeu e não trabalhou", disse ele.

Dilma respondeu que a lei diz que parentes não podem trabalhar "no governo em que nós estamos". Aécio disse que ela usou governo aliado para empregar o irmão.

Disputa voto a voto

Este é o segundo debate entre Aécio e Dilma no segundo turno das eleições presidenciais. O primeiro foi realizado pela Band, na última terça-feira (14), e foi marcado pela troca de ataques entre os adversários. O próximo será organizado pela TV Record, no domingo (19). O embate derradeiro entre os concorrentes ocorrerá no dia 24, sexta-feira, em debate realizado pela TV Globo.

Aécio e Dilma estão empatados tecnicamente nas intenções de voto segundo as últimas pesquisas do Datafolha e do Ibope, divulgadas ontem (15). O tucano está com 51% dos votos válidos, contra 49% da petista.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos