Ibope: Aécio Neves (PSDB) tem 51%; Dilma Rousseff (PT), 49%

Do UOL, em São Paulo

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (15) mostra que permanece o empate técnico entre os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) na disputa pela Presidência da República.

O senador tucano está com 51% dos votos válidos, contra 49% da presidente. O empate acontece por causa da margem de erro do levantamento, que é dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Levando em consideração os votos totais, a pesquisa Ibope divulgada hoje traz Aécio com 45% das intenções, contra 43% de Dilma, com 7% de dispostos a votar em branco ou anular e 5% de indecisos.

O instituto entrevistou 3.010 pessoas entre sexta-feira (10) e hoje (15). Encomendada pela "TV Globo", a pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01097/2014.

Na pesquisa anterior, divulgada na quinta-feira (9), considerando apenas os votos válidos, Aécio tinha 51% das intenções, contra 49% de Dilma, mesmos percentuais de hoje.

Datafolha

O Datafolha também divulgou pesquisa nesta quarta-feira (15). Os números são os mesmos que o do Ibope --Aécio com 51% dos votos válidos e Dilma com 49%. A pesquisa Datafolha indicou que 6% dos eleitores estão dispostos a votar em branco ou nulo; outros 6% estão indecisos.

O Datafolha ouviu 9.081 eleitores entre ontem e hoje. Encomendada pela "Folha de S.Paulo", a pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01098/2014.

Avaliação do governo

O Datafolha também perguntou aos entrevistados sobre como avaliam o governo da presidente Dilma Rousseff; 40% consideraram o governo ótimo ou bom –na pesquisa anterior, divulgada na quinta (9), eram 38%; 38% avaliaram como regular; e 21% como ruim ou péssimo –contra 22% da pesquisa anterior.

Rejeição

De acordo com o Datafolha, a rejeição a Aécio Neves aumentou em relação à pesquisa anterior. Ao todo, 38% declararam que não votam no tucano de jeito nenhum, contra 34% do levantamento anterior.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos