Dilma volta a dizer que Aécio contratou parentes quando era governador

Leandro Prazeres

Do UOL, em São Paulo

A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), voltou a dizer que o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, praticou nepotismo durante o período em que ele foi governador de Minas Gerais, entre 2003 e 2010. Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (15), em São Paulo, Dilma disse que Aécio empregou um irmãos, um tio, três primas e três primos na administração do Estado.

O caso foi mencionado por Dilma durante o debate Band realizado na última terça-feira (15). O tucano negou a prática e desafiou a petista a citar os nomes. Dilma não o fez, mas horas depois do debate, sua conta no microblog Twitter publicou postagens em que citava a irmã de Aécio Neves, Andrea Neves.

"Ele tem vários parentes contratados. Se fosse enquadrar no Governo Federal, ele não poderia contratar. Lá [em Minas Gerais], eles podem porque eu não sei qual é a legislação vigente. Mas aqui no Governo Federal é nepotismo. Você não pode contratar irmão, um tio, três primas, três primas", disse a petista.

A declaração foi feita durante entrevista coletiva realizada no Club Homs, onde Dilma se encontrou com militantes do PT, PMDB, PC do B e lideranças sindicais.

Ataques

Dilma negou que sua campanha tenha sido pautada por ataques ao tucano e sugeriu que Aécio não esteja "acostumado a receber críticas". 

"Eu posso receber todas as críticas durante todo o tempo, escutar barbaridades a respeito de várias áreas da minha campanha e (…) achar que isso faz parte da democracia (…) agora, o candidato, de fato não está acostumado a receber criticas porque ele, como vocês mesmos divulgam, tinha uma certa blindagem quando foi governador de Minas", afirmou.

Dilma negou que tenha usado dados incorretos durante o debate Band e desafiou o tucano a contradizer as informações citadas por ela.

"Todos os dados que eu falei são comprovados (…) Não estou admitindo de que se fale em mentiras. Isso é uma forma de se furtar ao debate", afirmou.  

A candidata participou de dois eventos nesta tarde, em São Paulo. O primeiro foi uma gravação de seu programa para o horário eleitoral gratuito que contou com a participação de líderes sindicais. A segunda foi um ato de apoio promovido por sindicatos ligados aos professores da rede pública.

Dilma permenece em São Paulo até a próxima quinta-feira (16), quando ela participará do debate promovido pelo UOL, SBT e Jovem Pan.

O debate será o segundo entre os presidenciáveis que disputam o segundo turno. Na noite da última terça-feira (14), Dilma e Aécio Neves (PSDB) participaram do debate Band, em São Paulo.

Na sexta-feira (15), Dilma deverá percorrer os Estado de Santa Catarina e Paraná. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos