Dilma acusa Aécio de nepotismo; tucano fala em 'libertar Brasil do PT'

Do UOL, em São Paulo

  • Nelson Almeida/AFP

    Dilma Rousseff e Aécio Neves durante debate Band, nesta terça-feira (14)

    Dilma Rousseff e Aécio Neves durante debate Band, nesta terça-feira (14)

A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), manifestou, durante debate organizado pela Band na noite desta quarta-feira (4), indignação com as denúncias feitas pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.  A afirmação foi feita em resposta a questionamento do adversário Aécio Neves (PSDB). Aécio rebateu e disse que em sua campanha ouve de eleitores que quer que ele "liberte o Brasil do PT".

"Candidato, a minha indignação a relação a tudo que acontece inclusive no caso da Petrobras é a mesma de todos os brasileiros. A minha determinação de punir os culpados é total. O que eu considero é que nós saibamos tudo sobre esse processo. Considero ainda que é fundamental que o país pare de ter impunidade. Investiga, ou finge investigar e não pune. Nós mudamos essa realidade", afirmou a petista.

Até então, Dilma tinha centrado suas críticas à divulgação das denúncias do esquema em meio à reta final das eleições. Dentro da campanha petista, aliados de Dilma defendiam que ela manifestasse indignação com as denúncias para sair da defensiva quando confrontada com o tema.

Na resposta a Aécio, Dilma citou os escândalos de corrupção da gestão de Fernando Henrique Cardoso e acusou os tucanos de não investigarem os casos. "Onde estão os envolvidos com o caso Sivam? Todos soltos? Os envolvidos com a compra de votos da reeleição? Todos soltos. Os envolvidos na Pasta Rosa? Todos soltos. Os envolvidos no caso do mensalão tucano? Todos soltos. O que eu não quer é isso, candidato. eu quero todos aqueles culpados presos."

Na réplica, Aécio afirmou que Dilma não demitiu Paulo Roberto Costa e chegou a agradecê-lo "pelos serviços relevantes" prestados na estatal.  "O que acontece na Petrobras é algo extremamente grave. Estou aqui com a ata em que Paulo Roberto renuncia. Ao contrário do que a senhora disse, a senhora não o demitiu. Ele renunciou. Está aqui 'agradeço pelos serviços relevantes'. Que serviços são esses? A senhora não tem tomado a atitude que o Brasil espera sobre esse caso".

Na pergunta seguinte, Dilma acusou Aécio de construir o aeroporto de Cláudio (MG) para beneficiar a suas própria família e afirmou que o tucano praticou nepotismo ao nomear familiares para cargos públicos em Minas Gerais. "Eu quero dizer que o nepotismo é crime. O senhor teve uma irmã, três tios e três primos no seu governo."

Na resposta, Aécio afirmou que a adversária mente.

"A senhora tem a obrigação agora de dizer onde minha irmã trabalha. (...) Sua propaganda é uma mentira. A senhora mente aos brasileiros para ficar no governo. Numa campanha faz-se o diabo. Eleve o nível desse debate. Eu terminei meu mandato sem qualquer denúncia. Não respondo a nenhum processo. A senhora deixou o governo num mar de lama. Sabe qual palavra que mais tenho ouvido nestas minhas andanças pelo Brasil? Libertação. Nos liberte deste governo do PT."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos