No Nordeste, Dilma diz que FHC governou "só para outra região"

Leandro Prazeres

Do UOL, em Teresina

  • Ichiro Guerra/Dilma 13

    A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), participa de plenária com prefeitos e lideranças no Atlantic City Club em Teresina, no Piauí, nesta quarta-feira (8)

    A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), participa de plenária com prefeitos e lideranças no Atlantic City Club em Teresina, no Piauí, nesta quarta-feira (8)

O primeiro ato de campanha da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), no segundo turno das eleições presidenciais foi marcado pelo tom de desabafo e críticas às declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) sobre a vitória da petista no Nordeste. "Tem gente que olha pro Nordeste com olhar de quem governou o país só para outra região. Aqueles que dizem que aqui estão as pessoas com menos compreensão, com menos educação, que não sabem votar é porque não acompanharam tudo o que vem acontecendo aqui nesta região do Brasil", disse a candidata em Teresina, nesta quarta-feira (8).

 

A declaração foi feita durante uma plenária com prefeitos do Piauí realizada em Teresina nesta quarta-feira (8). Foi no Piauí que Dilma obteve sua maior votação percentual, conquistando 70,6% dos votos. Dilma estava acompanhada do governador eleito Wellington Dias (PT), que venceu a disputa no primeiro turno. 

Em entrevista ao UOL, FHC disse que o PT cresce nos "grotões" do país e que tem voto dos menos informados.

"Nós olhamos com atenção especial pra essa região do país que ela foi tradicionalmente prejudicada por uma visão elitista do Brasil", disse Dilma.

A presidente Dilma não foi a única a criticar a afirmação de FHC. O senador Ciro Nogueira (PP-PI) chamou as declarações de "preconceituosas".

Em meio ao discurso, Ciro Nogueira cometeu uma gafe e trocou o nome do ex-presidente Fernando Henrique pelo do ex-presidente Lula.

"Temos sido tão desrespeitados nos últimos dias por figuras do quilate do ex-presidente Lula [referia-se a FHC] que achou que a presidente Dilma só vence nos bolsões (...) mas que mensagem mais preconceituosa. Mas não é de assustar, essas mesmas pessoas já disseram que o Bolsa Família era uma esmola", afirmou Ciro Nogueira.

O governador reeleito Wellington Dias (PT) classificou o episódio como 'baixaria e difamação'. "Já começou (...) a baixaria, o preconceito, a injúria, a difamação (...)  nós vamos responder a isso é no voto", disse Welligton Dias.

Foi o governador Wellington Dias (PT) que também protagonizou um dos momentos mais inusitados do evento. Após agradecer aos eleitores pela votação em Dilma, o governador eleito puxou uma 'oração' pedindo votos para a candidata. 

Bolsa Família

Sem citar nomes, Dilma centrou seus ataques aos candidatos adversários questionou a competência deles para cumprir promessas relacionadas aos programas sociais implementados pelo PT.

"Aí vem uma pessoa, um candidato adversário e fala que eles vão fazer melhor. Por que não fizeram antes? Por que não fizeram antes? É a minha pergunta", disse a candidata, referindo-se ao Bolsa Família.

Dilma ainda criticou a implementação do chamado vale-gás, embrião do Bolsa Família, criado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. "E por que, quando puderam, fizeram o Bolsa Família mirradinho assim? Pequenininho assim?", disse a candidata. 

 


 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos