Anastasia e atual governador assumem coordenação de campanha de Aécio em MG

Vinícius Segalla

Do UOL, em Brasília

  • Reprodução/Facebook/Antonio Anastasia

    Antonio Anastasia foi o coordenador da equipe que fez o programa de governo de Aécio

    Antonio Anastasia foi o coordenador da equipe que fez o programa de governo de Aécio

Eleito senador por Minas Gerais com 56,7% dos votos, o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) assume a coordenação da campanha de Aécio Neves (PSDB) no Estado. Ele tem ao seu lado o atual governador mineiro, Alberto Pinto Coelho (PP), que era o vice-governador de Anastasia até o senador eleito ter deixado o cargo para concorrer à vaga de parlamentar.

No primeiro turno, Aécio teve menos votos do que Dilma Rousseff (PT) em Minas Gerais, apesar de ter intensificado sua campanha no Estado na reta final.

Neste segundo turno, o candidato tucano não poderá priorizar Minas da forma como priorizou no primeiro, visto que tem a necessidade de conquistar mais votos na região Nordeste, onde Dilma venceu em todos os Estados, à exceção de Pernambuco, onde Marina Silva (PSB) obteve mais votos.

Assim, a escolha de Anastasia para a coordenação de campanha visa aproveitar a popularidade do senador eleito, que deixou o governo de Minas em abril deste ano com um índice de aprovação de 63%, o maior entre os governadores da região Sudeste e um dos cinco maiores do Brasil.

Anastasia chegou a coordenar a campanha de Aécio, até julho deste ano, mas deixou a função para trabalhar em prol de sua própria candidatura. O ex-governador é um dos principais aliados de Aécio e foi responsável pela montagem do time de colaboradores que elaborou o programa de governo do presidenciável tucano, além de ter sido o organizador do documento entregue à Justiça Eleitoral com as diretrizes de uma eventual futura gestão do PSDB.

Na última terça-feira (7), Anastasia se reuniu com deputados federais e estaduais eleitos, suplentes e dirigentes de partidos de diferentes regiões de Minas Gerais, a fim de traçar a estratégia de campanha de Aécio no Estado.

Entre os participantes do encontro estavam ex-apoiadores de Marina, como o deputado estadual eleito Leonardo Portela (PR) e o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros (PV). "Estamos reunidos e conversando com nossas lideranças políticas de todas as regiões de Minas Gerais, mobilizando as pessoas", disse o senador eleito.

Já a escolha do atual governador Alberto Pinto Coelho, presidente do PP em Minas Gerais, se deu devido à boa circulação que tem o político entre lideranças de todo o Estado e de diferentes correntes políticas. Deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, Coelho foi eleito presidente  da Assembleia Legislativa em 2007 e reeleito em 2009, com os votos de 74 dos 77 deputados estaduais. 

Campanha presidencial 2014
Campanha presidencial 2014

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos