PT fica mais dependente do Nordeste; PSDB, do Sudeste

Guilherme Chammas

Do UOL, em São Paulo

A votação presidencial deste ano mostrou que o PT ficou mais dependente da região Nordeste, e o PSDB, do Sudeste. De cada 100 votos dados à candidata Dilma Rousseff (PT), 38 vieram do Nordeste. Já para Aécio Neves (PSDB), de cada 100 votos, 50 vieram do Sudeste.

Dilma e Aécio disputarão o segundo turno das eleições no próximo dia 26. A petista terminou a primeira rodada à frente do tucano, com 41% dos votos, contra 33% do peessedebista.

Fonte: TSE

A evolução histórica da apuração mostra que o desempenho eleitoral do PT está cada vez mais condicionado aos votos dos nordestinos. Em 2002, quando ganhou o Planalto pela primeira vez, com Lula, apenas 24% dos votos do partido vieram do Nordeste. Desde então, a cada eleição a região ganhou importância para o partido. 

Por outro lado, a região Sudeste, onde estão os três maiores colégios eleitorais do país, tornou-se o calcanhar de Aquiles dos petistas. Em 2002, a região foi responsável por 46% dos votos em Lula e, neste ano, por apenas 33% dos votos em Dilma. 

Com o PSDB, aconteceu o movimento inverso. O Nordeste respondeu por apenas 12 de cada 100 votos de Aécio Neves nessas eleições presidenciais. Em 2002, deu a Serra 20 de cada 100 votos no candidato.

Os tucanos, no entanto, fortaleceram-se no Sudeste. Em 2002, 45% dos votos de Serra vieram desta região.

Desempenho nos Estados

Neste ano, Dilma venceu em 15 Estados. Em toda a região Nordeste, só não venceu em Pernambuco, onde foi derrotada por Marina Silva. O melhor desempenho de Dilma deu-se no Piauí, onde venceu com 71% dos votos válidos, seguido pelo Ceará, Estado no qual alcançou 68%.

Já Aécio conseguiu o primeiro lugar em 9 Estados e no Distrito Federal. A maior vitória do peessedebista veio de Santa Catarina, onde obteve 53% dos votos. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, o tucano teve 44%, ante 25% de Dilma.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos